Escritor Millôr Fernandes será o grande homenageado da Flip em 2014

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Festa Literária Internacional de Paraty celebra obra de um autor contemporâneo pela primeira vez

O escritor, desenhista, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes será o homenageado da edição 2014 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto.

Veja charges e amostras da obra de Millôr Fernandes

Millôr Fernades destacou-se como desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, jornalista e tradutor. Foto: AEMillôr em 1965: Após polêmica com a Igreja Católica, artista deixa "O Cruzeiro" e funda "O Pif-Paf". Foto: AEDurante entrevista sua residência, em 1979: já fora do "Pasquim" e colaborando com a revista "Veja". Foto: AEMomento politizado em 1984: "Este governo é, no máximo, medíocre material pruma comédia de costumes". Foto: AEMillôr sobre o endeusamento da TV: "Chama-se celebridade um débil mental que foi à televisão". Foto: AE"Se você agir com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos". Foto: AE

Millôr, que morreu no ano passado, é o primeiro autor contemporâneo a ser escolhido para a homenagem feita anualmente no evento literário.

Segundo o curador Paulo Werneck, a obra de Millôr reúne "o mundoda Flip", "da tradução de Shakespeare ao cartum, do jornalismo ao hai-kai."

Millôr Fernandes: "Viver é desenhar sem borracha"

Para ele, homenagear um autor contemporâneo equivale a um "chamado ao presente, para que nossos autores de hoje sejam mais conhecidos pelos leitores de hoje".

A homenagem acontecerá na data em que o autor completaria 90 anos, de acordo com seu registro, realizado um ano depois do nascimento. O escritor participou da primeira Flip, realizada em 2003, ao lado de Ruy Castro.

Leia tudo sobre: millôr fernandesflipflip 2014livros

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas