Personagem foi criada por Mauricio de Sousa em 1963; saiba mais sobre comemorações

As comemorações dos 50 anos da Mônica , personagem criada por Mauricio de Souza em 1963, continuam. Em novembro, a baixinha, dentuça e gorducha inspira uma exposição de arte urbana em São Paulo e ganha um livro de releituras com a participação de 150 artistas nacionais e internacionais.

Infográfico: Veja a evolução da Mônica em seus 50 anos

"Mônica Parade" será a mais grandiosa homeagem à personagem. Inspirada na Cow Parade, a exposição urbana vai espalhar pela cidade de São Paulo 50 esculturas da personagem, realizadas por diferentes artistas e estúdios de arte.

Com cerca de 1,85m de altura, as Mônicas "gigantes" estarão nas ruas a partir do dia 8 de novembro, e ficarão expostas por um mês.

Em seu blog , Ronaldo Barata, um dos artistas convidados pelo projeto, publicou uma foto da escultura da Mônica ainda sem pinturas. O próprio Mauricio de Sousa irá trabalhar em uma das 50 obras. 

Siga o iG Cultura no Twitter

Outro projeto que esta sendo realizado em homenagem a baixinha é a HQ "Mônica(s)". No mesmo estilo das outras releituras já lançadas dos personagens de Mauricio de Sousa , a publicação vai trazer Mônica na visão de 150 artistas nacionais e internacionais.

Em sua conta no Twitter , o editor Sidney Gusman já liberou algumas das ilustrações que estarão no miolo de "Mônica(s)", assim como a capa, assinada pelo ilustrador José Luiz Benício.

As outras imagens são de autoria de Fábio Coala, Gregg Tocchini, Lucas Leibholz, Luciana Cafaggi e André Toma.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.