Ziraldo tem alta na Alemanha; escritor brasileiro sofreu "pequeno infarto"

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Cartunista e escritor fará palestra na Feira de Frankfurt neste domingo (13)

O cartunista e escritor Ziraldo, 80 anos, teve alta neste sábado (12) do hospital em que esteve internado por dois dias, em Frankfurt, na Alemanha. O autor, que estava na cidade para uma das mais importantes feiras de livro do mundo, foi submetido a um cateterismo após ter sofrido um "pequeno infarto".

Ziraldo passa bem e sua presença em uma palestra na feira está confirmada para domingo (13), de acordo com o representante da Editora Melhoramentos, que publica parte da obra de Ziraldo, Breno Lerner. Antes de voltar ao Brasil, o escritor irá viajar com a esposa pelo interior da Alemanha.

O cartunista Ziraldo. Foto: Divulgação/Ana CollaO Cebolinha, em homenagem de Mauricio de Sousa a Ziraldo. Foto: DivulgaçãoO Menino Maluquinho, o personagem mais famoso de Ziraldo. Foto: ReproduçãoZiraldo comemora seus 80 anos ao lado dos netos na Bienal de SP de 2012. Foto: Divulgação/Peter Lucas de AraújoCharge de Ziraldo publicada em "O Pasquim". Foto: ReproduçãoPaola Oliveira e Ziraldo autografam livro na Bienal do Livro de 2010. Foto: Raphael Mesquita/PhotoRio NewsPersonagens da Turma do Pererê, de Ziraldo. Foto: ReproduçãoO cartunista Ziraldo. Foto: Divulgação/Luiz GarridoZiraldo na Bienal de 2010. Foto: AETirinha do Menino Maluquinho, de Ziraldo. Foto: ReproduçãoA Professora Maluquinha, de Ziraldo. Foto: ReproduçãoImagem de "O Grande Livro das Tias", lançado por Ziraldo em 2012. Foto: DivulgaçãoO Bichinho da Maçã, outro personagem de Ziraldo. Foto: ReproduçãoIlustração de Ziraldo. Foto: Reprodução

Segundo Lerner, os médicos não fizeram muitas recomendações e o cartunista pode seguir a rotina normalmente. Ziraldo foi internado na quinta-feira (10) e no dia seguinte passou por um procedimento cirúrgico. Foram colocados dois stents, que são pequenos tubos feitos de malha de metal, instalados em artérias comprometidas de forma a mantê-las abertas, garantindo o livre fluxo do sangue.

Ziraldo passou mal logo após chegar à Feira de Frankfurt, onde participaria de uma palestra ao lado do cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. O debate foi cancelado e Ziraldo recebeu os primeiros socorros no próprio posto médico da feira, sendo levado em seguida para o hospital.

Com Agência Brasil

Leia tudo sobre: ziraldolivros

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas