Morre Tom Clancy, autor de best-sellers como "A Caçada ao Outubro Vermelho"

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Famoso por obras sobre Jack Ryan, um agente da CIA, escritor norte-americano tinha 66 anos

O escritor norte-americano Tom Clancy, conhecido pela série de livros sobre o agente da CIA Jack Ryan, morreu aos 66 anos, informou seu agente nesta quarta-feira (2). A causa da morte não foi divulgada.

Getty Images
O escritor Tom Clancy, em foto de 2004

Nascido em Baltimore, Clancy teve 17 obras no topo da lista de mais vendidos do jornal "New York Times".

O autor ganhou fama em 1984, quando seu primeiro livro publicado, "A Caçada ao Outubro Vermelho", vendeu mais de 5 milhões de cópias. A obra foi adaptada para o cinema em 1990, com Alec Baldwin no papel de Jack Ryan.

Siga o iG Cultura no Twitter

Como outros livros de Clancy ganharam versões cinematográficas, o agente da CIA também foi interpretado nas telonas por atores como Harrison Ford (em "Jogos Patrióticos" e "Perigo Real e Imeditado") e Ben Affleck (em "A Soma de Todos os Medos").

Um novo filme inspirado na obra do autor, "Jack Ryan: Shadow One", deve chegar aos cinemas norte-americanos em dezembro.

Além do sucesso editorial, Clancy também se envolveu com o mundo do videogame, fundando, em 1990, a Red Storm Entertainment. Depois vendida para a Ubisoft, a empresa desenvolveu vários jogos a partir das ideias de Clancy.

O último livro do autor, "Command Authority", será lançado ainda este ano.

Leia tudo sobre: tom clancylivros

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas