Criadora de "Harry Potter" é desmascarada como autora de aclamado livro policial

Por Reuters | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Britânica J.K. Rowling assumiu ter escrito o romance "The Cuckoo's Calling" com o nome de Robert Galbraith

Reuters

Autora de "Harry Potter", J.K. Rowling assumiu secretamente a identidade de um policial militar aposentado para escrever um romance policial que tem sido apontado como uma das melhores histórias estreantes sobre detetives em muitos anos.

A escritora JK Rowling durante cerimônia em Londres em maio de 2012. Foto: Getty ImagesJK Rowling assiste a partida de tênis do torneio de Wimbledon. Foto: Getty ImagesJK Rowling, autora dos livros "Harry Potter". Foto: Getty ImagesA escritora JK Rowling. Foto: Getty ImagesA escritora JK Rowling. Foto: Getty ImagesA escritora JK Rowling na premiére de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2". Foto: Getty Images

Rowling escreveu "The Cuckoo's Calling" com o nome de Robert Galbraith e manteve a história de que este era um trabalho escrito por um investigador aposentado disfarçado, casado e pai de dois filhos.

Seu disfarce foi descoberto quando o jornal "Sunday Times" suspeitou que um texto tão bem feito pudesse ter sido criado por um autor estreante. Uma investigação revelou que Rowling era a verdadeira autora.

"Eu tinha esperança de conseguir manter este segredo mais um tempo, porque ser Robert Galbraith tem sido uma experiência libertadora", disse a autora de 47 anos. "Foi maravilhoso publicar sem alarde ou grandes expectativas, e foi um enorme prazer receber retornos usando um nome diferente."

Sua editora, a Little Brown, promoveu o livro como um "romance policial clássico, que segue a tradição de P.D.James e Ruth Rendell". O protagonista, Cormoran Strike, é um veterano de guerra perturbado, com feridas físicas e psicológicas.

A trama segue a investigação de Strike sobre a morte de uma modelo em Mayfair, um bairro elegante de Londres.

Um crítico descreveu o livro como um "brilhante romance de estreia", enquanto outro o chamou de "surpreendentemente maduro".

O romance já vendeu cerca 1.500 cópias em capa dura. Entretanto, nas horas que se seguiram à descoberta de Rowling como sendo a autora, ele disparou nos rankings dos mais vendidos. O livro foi o terceiro mais vendido na Amazon.com.uk no domingo, depois de ter entrado na lista dos 100 mais vendidos apenas no dia anterior.

O "Sunday Times" disse que Rowling já escreveu o segundo livro de Cormoran Strike e que este deve ser publicado no ano que vem.

Depois de vender milhões de livros da série "Harry Potter", Rowling lançou seu primeiro romance adulto, "The Casual Vacancy" (Morte Súbita) no ano passado, tendo recebido críticas variadas.

Leia tudo sobre: j. k. rowlinglivrosliteratura

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas