Personagens de Mauricio de Sousa ganham releituras; veja imagens

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Projeto, que começou em 2009 como comemoração aos 50 anos da Turma da Mônica, já rendeu seis volumes e tem outros dois confirmados

Em 2009, Mauricio de Sousa chegou a um marco de sua carreira: os 50 anos de publicações, contando as divertidas histórias de Mônica, Cebolinha e toda sua turma. Em comemoração, o quadrinista lançou o projeto (ou seria desafio) de permitir que outros grandes nomes das HQs brasileiras repensassem seus personagens. A ideia rendeu e, neste ano, chegou às bancas "Turma da Mônica: Laços", sexta publicação de releituras.

Capa de 'MSP 50'. Foto: DivulgaçãoArte de Samuel Casal em 'MSP 50'. Foto: DivulgaçãoArte de Flávio Luiz em 'MSP 50'. Foto: DivulgaçãoArte de José Aguiar em 'MSP 50'. Foto: DivulgaçãoCapa de 'MSP + 50'. Foto: DivulgaçãoCapa de 'MSP Novos 50'. Foto: DivulgaçãoArte de Rafael Lyra em 'MSP Novos 50'. Foto: DivulgaçãoArte de Aluir Amancio em 'MSP Novos 50'. Foto: DivulgaçãoCapa de 'Ouro da Casa'. Foto: DivulgaçãoArte de Viviane Yamabuchi em 'Ouro da Casa'. Foto: DivulgaçãoArte de Clewerson Saremba em 'Ouro da Casa'. Foto: DivulgaçãoArte de Bruno Honda Leite em 'Ouro da Casa'. Foto: DivulgaçãoCapa de "Astronauta: Magnetar", de Danilo Beyruth. Foto: DivulgaçãoCapa de "Turma da Mônica: Laços", dos irmãos Vitor e Lu Gafaggi . Foto: DivulgaçãoArte em 'Turma da Mônica: Laços'. Foto: DivulgaçãoArte de 'Turma da Mônica: Laços'. Foto: Divulgação

O primeiro livro, "MSP 50", foi lançado em 2009 e mostra os personagens de Mauricio de Sousa a partir do traço de 50 grandes nomes das HQs brasileiras. Laerte, Angeli, Ziraldo e Lelis mostraram suas versões de Mônica e companhia. 

Nos anos seguintes, o sucesso do primeiro volume deu força para novas publicações. "MSP + 50" (2010) e "MSP Novos 50" (2011) seguiram a mesma proposta, trazendo nomes como Rafael Grampá, Rafael Coutinho e Carlos Ruas. Por fim, "Ouro da Casa" (2012) também convidou autores para fazer releituras, mas somente funcionários da Mauricio de Sousa Produções.

Siga o iG Cultura no Twitter

O sucesso das publicações mostrou que os personagens de Mauricio de Sousa tinham força para ganhar releituras mais profundas. Assim, nasceu o selo Graphic MSP, linha de publicações em que cada edição conta com apenas uma história.

Lançado em 2012, "Astronauta: Magnetar", de Danilo Beyruth, foi o primeiro do selo. A HQ conta a história do personagem que fica perdido no espaço ao ir em busca de nêutrons. "Turma da Mônica: Laços", lançado neste mês pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, mostra Mônica, Cebolinha, Casção e Magali unido forças para achar Floquinho, que está desaparecido.

A Graphic MSP já conta com mais duas publicações confirmadas. Gustavo Duarte vai ser o responsável por mostrar uma nova visão de Chico Bento, enquanto Shiko vai realizar uma releitura de Piteco.

Leia tudo sobre: mauricio de sousaturma da mônicareleituraquadrinhosMSP

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas