Premiada escritora Ruth Prawer Jhabvala morre aos 85 anos

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Romancista trabalhou em várias adaptações para o cinema com os cineastas James Ivory e Ismail Merchant, ganhando dois Oscar

Reuters

A romancista e roteirista premiada Ruth Prawer Jhabvala, autora de "Heat and Dust" e muitos outros livros situados na Índia, morreu nesta quarta-feira aos 85 anos de idade, disse sua agente em Los Angeles.

Siga o iG Cultura no Twitter

Jhabvala morreu em sua casa na cidade de Nova York, disse à Reuters um porta-voz da agência Paradigm, de Hollywood. O porta-voz não informou a causa da morte, mas disse que ela estava doente havia algum tempo.

Reuters
James Ivory, Ruth Prawer Jhabvala e Ismail Merchant, que formam a Merchant Ivory Productions, recebem prêmio em 2002

Jhabvala também trabalhou em várias adaptações para o cinema com os cineastas James Ivory e Ismail Merchant, ganhando dois prêmios Academy Awards por seus roteiros para o filme de 1985 "Uma Janela para o Amor" e "Retorno a Howards End" em 1992.

Ela nasceu na Alemanha, mas emigrou com a família para a Grã-Bretanha durante o regime nazista. Mais tarde ela se casou com um arquiteto indiano e se mudou para a Índia, onde começou a escrever sobre a vida ali.

Seu romance "Heat and Dust", sobre uma jovem vivendo na Índia nos anos 1920, ganhou o cobiçado Booker Prize em 1975 e foi adaptado para a telona em 1983.

Jhabvala colaborou com Merchant e Ivory em mais de 20 filmes, incluindo "Vestígios do Dia" e "Cenas de uma Família".

Leia tudo sobre: Ruth Prawer Jhabvalalivros

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas