Paulo Coelho lança livro e critica "falta de ousadia" na literatura

"Manuscrito Encontrado em Accra" mistura realidade e ficção; conheça os números do autor

iG São Paulo |

Chega às lojas do Brasil nesta quarta-feira (25) o novo livro de Paulo Coelho, "Manuscrito Encontrado em Accra". Nele, o autor mistura realidade e ficção ao "traduzir" o manuscrito descoberto em 1974 no Egito pelo arqueólogo inglês Sir Walter Wilkinson.

Datado de 1307, o achado traz o relato de uma Jerusalém às vésperas da invasão pelos cruzados. Enquanto a cidade está sitiada, muçulmanos, judeus e cristãos encontram amparo nas palavras do sábio grego conhecido como Copta.

"Distinguir fato e ficção não é difícil apenas para o escritor, mas para qualquer pessoa. 'Manuscrito Encontrado em Accra' não pretende explicar ou descrever valores, mas sim ver como as perguntas que tínhamos há mil anos permanecem vivas, como elas seriam explicadas há mil anos e como são explicadas hoje", disse o escritor em entrevista divulgada pela editora Sextante.

"Manuscrito Encontrado em Accra" é o 22º livro de Paulo Coelho, um dos escritores mais bem-sucedidos comercialmente no mundo. O autor de "O Alquimista" já vendeu 140 milhões de livros em 168 países e 73 idiomas. Sua nova obra chega às livrarias com tiragem inicial de 100 mil exemplares.

Divulgação
Capa de "Manuscrito Encontrado em Accra"

Siga o iG Cultura no Twitter

Defensor da utilização da internet para a divulgação de livros, o escritor foi apontado pela revista Forbes como a segunda celebridade mais influente do Twitter.

"Quando resolvi escrever 'Manuscrito encontrado em Accra', pensei em como hoje em dia ninguém tem mais coragem, ninguém ousa e todos se acomodaram. A literatura passa por uma mudança radical de estilo, mas a maior parte dos chamados intelectuais consagrados não está vendo isso."

Leia também: Paulo Coelho é selecionado em evento de distribuição de livros

No início desse ano, o escritor defendeu o download gratuito de livros . "Quanto mais pessoas piratearem um livro, melhor", afirmou Paulo Coelho após declarar seu apoio ao site de troca de arquivos Pirate Bay.

Conheça alguns números da carreira de Paulo Coelho:

- 22 livros publicados, sendo: 13 romances, 5 contos, 2 adaptações, 1 antologia e 1 livro de fábulas;

- 750 edições de seus livros;

- 60 adaptações teatrais de sua obra;

- 13,5 milhões de seguidores em redes sociais como Twitter e Facebook;

- Em 2009, entrou para o Guinness Book of Records como o autor mais traduzido por um único livro ("O Alquimista"), lançado em 67 idiomas. O livro vendeu 45 milhões de exemplares;

- Colunista de 190 jornais em 65 países.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG