Cartunista Arnaldo Branco leva "O Mau Humor" para São Paulo

Autor de Mundinho Animal lança coletânea com material não aproveitado em outras publicações

iG São Paulo |

Divulgação
Capa de "O Mau Humor de Arnaldo Branco"

O cartunista carioca Arnaldo Branco, conhecido pelas tirinhas Mundinho Animal e pelo personagem Capitão Presença, lança nesta sexta (13), em São Paulo, a coletânea "O Mau Humor de Arnaldo Branco".

Siga o iG Cultura no Twitter

Nela, o autor reuniu material não aproveitado em seus livros anteriores. "Coisas que só saíram no blog ( Mau Humor ) ou em publicações que eu fiz aqui no Rio, como a revista Zé Pereira", disse Arnaldo ao iG .

Dividido em capítulos, o lançamento explora temas como sexo, política e futebol - assuntos não tão recorrentes nos cartuns do autor. "Os editores deram a ideia de dividir em temas. Meu trabalho é focado em comportamento de uma forma geral. Não lido muito com política, por exemplo. Até por uma questão de vaidade, para que meus quadrinhos não envelheçam (risos)".

Questionado sobre a satisfação de ver seu trabalho publicado em papel, Arnaldo disse acreditar que apenas "cartunistas decrépitos da minha idade ainda têm essa relação com o papel".

Leia também: Laerte em carne, osso e minissaia

"Mas tenho um pouco de desapego também. Não sinto que uma obra ou um quadrinho é menor por estar no papel ou por estar partilhado no Facebook. Geralmente você não faz dinheiro com um livro, tirando o Verissimo e o Paulo Coelho. Às vezes um cartum partilhado por milhões de pessoas é mais interessante para a sua carreira do que vender alguns exemplares e ganhar uma graninha".

"O Mau Humor de Arnaldo Branco"
128 páginas - R$ 38 (editora Flaneur)
Lançamento: Alberta #3 (av. São Luís, 272, SP; tel: 11-3151-5299)
sexta-feira (13), a partir das 20h

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG