Joinville sedia o maior evento de dança do mundo

Em sua 29ª edição, o festival terá 240 horas de espetáculos e participação de 50 mil pessoas

Paola Novaes, especial para o iG |

Começou nesta quarta-feira (dia 20) a 29ª edição do Festival de Dança de Joinville, maior encontro do gênero no mundo. O evento reunirá, durante 11 dias, cerca de 50 mil pessoas, que prestigiarão apresentações de balé clássico, dança contemporânea, jazz, danças urbanas, sapateado e danças populares. Serão 240 horas de espetáculos - 170 delas gratuitas.

Divulgação
O Grupo Petite Danse apresenta "Giselle" em Joinville em 2010
A apresentação inaugural será da Cia. Deborah Colker, do Rio de Janerio. O grupo mostrará o espetáculo contemporâneo "Tatyana", baseado na obra do escritor russo Aleksandr Púchkin.

Com uma programação que inclui disputas na Mostra Competitiva, Noite de Gala, Noite dos Campeões, performances gratuitas nos palcos abertos, mostra contemporânea, seminários, cursos e oficinas, entre outras atividades, são esperados 6,5 mil bailarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores da dança de vários países.

Na Noite de Gala, que acontece em 25 de julho, o Balé Teatro Castro Alves, de Salvador, irá apresentar o espetáculo "A Quem Possa Interessar”, dirigido por Jorge Vermelho e coreografado por Henrique Rodovalho. O trabalho surgiu a partir do conceito do questionamento individual e da busca de uma identidade dentro de um coletivo, tendo como instrumento a memória do corpo e o conteúdo de vida.

Divulgação
Taipas Cia de Dança apresenta "Anúncio de Antiquário" em Joinville em 2010
Democrática, a edição 2011 do Festival de Dança programou em grande escala - serão 374 grupos com 744 coreografias - apresentações gratuitas em 17 palcos abertos (praças, hospitais, shoppings etc.) espalhados pela cidade.

Mais: em 30 de julho, às 19h, serão conhecidos os vencedores desta 29ª edição – melhor grupo, coreógrafo revelação, melhor bailarina, melhor bailarino e bailarino revelação, que se apresentam na Noite dos Campeões.

Números

O Festival de Dança de Joinville possui números que impressionam. Até 2010, o evento:

- foi assistido por 3,3 milhões de pessoas;
- recebeu 4.700 grupos de dança;
- teve 106 mil participantes, incluindo estudantes e profissionais.

    Leia tudo sobre: dançaDeborah Colker

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG