Jerry Seinfeld cria site com suas performances de stand-up comedy

Comediante coloca na internet, de graça, acervo pessoal de vídeos no palco

iG São Paulo |

Getty Images
Jerry Seinfeld: material para posteridade
O norte-americano Jerry Seinfeld, um dos comediantes de maior sucesso de todos os tempos, estreia nesta sexta-feira (06) um site em que hospedará diversos vídeos de seus números de stand-up comedy. O material foi escolhido entre o arquivo pessoal do artista e vídeos de amigos. "Uma das fitas ainda estava no video-cassete de um dos produtores", comentou Seinfeld em entrevista ao jornal norte-americano The New York Times.

O site foi inspirado por um sobrinho e pela filha de Seinfeld, Sascha, de 10 anos, que começaram a se interessar por comédia stand-up. "Eu pensei: 'onde minhas coisas estarão guardadas quando eu morrer?'", disse Seinfeld. "Elas estarão perdidas? Decidi então filtrar e ser o juiz do que eu acho que é bom entre meu material."

Seinfeld reuniu mais de mil vídeos para o projeto. Entre o material, há vídeos históricos como a primeira aparição de Seinfeld na TV, em 1977, no programa "Celebrity Cabaret", ou sua primeira aparição em rede nacional, em 1981, no "The Tonight Show with Johnny Carson", exatamente 30 anos antes do site entrar no ar.

No entanto, os vídeos não estarão todos disponíveis online: a cada dia serão adicionados três novos ao site. "Não quero tudo. É exatamente esse momento cultural que quero repudiar", afirmou o comediante. Apesar da empresa que criou o site ter sugerido que Seinfeld criasse um Twitter ou um blog para agregar ao site, ele se recusou. "Todos fazem isso hoje em dia porque é fácil. Eu quero mostrar algo que tive muito trabalho para conseguir fazer."

Seinfeld também avaliou os vídeos postados, dando de uma a quatro estrelas para cada uma das performances. Sobre seus vídeos do começo dos anos 80, comentou que ele parecia "um novato, com os joelhos exitantes". Mas as performances no final da década, logo antes dele iniciar o seriado com seu nome, que mudaria sua vida e o perfil das sitcoms, no entanto, agradam bastante. "Vi e pensei: 'esse cara realmente está bom. Ele já sabe escrever e se portar frente a câmera. Espero que algo dê certo para este cara'", brincou.

Da famosa série, por enquanto, apenas números em que Seinfeld faz stand-up estarão no site. Ele não descarta colocar outros vídeos da série oficialmente na internet, mas seria uma ideia para um novo site.

    Leia tudo sobre: jerry seinfeldcomédiastand-up comedy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG