iG Recomenda - Natura Nos, "Terra Deu Terra Come" e Los Lobos

Dicas de música e literatura da equipe de Cultura do iG

iG São Paulo |

Divulgação
O grupo francês Air: atração no Natura Nós
Natura Nós

Tudo bem que o festival traz alguns artistas/bandas que não valem a saída de casa, como Jamiroquai e Vanessa da Mata, mas é a oportunidade de ver o Air, duo francês que se apresenta pela primeira vez em São Paulo. A dupla foi responsável por ajudar a popularizar a música eletrônica nos anos 90, graças a faixas que combinavam batidas dançantes com melodias elegantemente pop, como “Sexy Boy”. O festiva acontece neste sábado (16.10) na Chácara do Jockey, em São Paulo. (Thiago Ney)

Divulgação
Pôster do filme brasileiro "Terra Deu Terra Come"
"Terra Deu Terra Come"

Na região de Diamantina, em Minas Gerais, uma estranha cerimônia acontece no quilombo Quartel do Indaiá. Seu Pedro, octagenário, cabeleira branca, encomenda o corpo de um senhor que morreu com espantosos 120 anos. Velas, rezas e cantorias embalam a cerimônia, mas tudo é mais misterioso, sinuoso do que parece. "Terra Deu Terra Come" , em cartaz em São Paulo, combina ficção e documentário para mergulhar não só no túnel do tempo das tradições locais, mas também em toda a dramaturgia infiltrada na comunidade. Sim, porque na região do garimpo histórias e atuação não faltam – assassinato, amor, bruxaria, riqueza, fracasso, o sobrenatural, tudo passa pela fala mansa de Seu Pedro, que se converte no protagonista do filme. São tantos causos que é preciso ficar atento para o que é ou não realidade. Melhor: não dá para distinguir uma coisa da outra, e esse é o grande trunfo do longa-metragem de estreia de Rodrigo Siqueira, vencedor do Festival É Tudo Verdade 2010, surpreendente até o fim. Uma das melhores experiências do ano no cinema brasileiro. (Marco Tomazzoni)

Divulgação
Capa do álbum "Tin Can Trust", dos Los Lobos
Los Lobos - "Tin Can Trust"

O grande público parece teimar em associar o grupo norte-americano Los Lobos exclusivamente ao cover de "La Bamba", do cantor Ritchie Valens, lançado em 1987 como suporte do filme homônimo. Pensando dessa forma, o álbum "Tin Can Trust" (2010) é uma ótima maneira de remediar esse equívoco.

O mais recente trabalho da banda, formada há quase quatro décadas na cidade de Los Angeles por descentes de mexicanos, é mais uma prova de que seu "rock de fronteira" - estilo que mescla o melhor do rock, country, blues e folk norte-americanos com influências de música mexicana - se desenvolve e cresce em refinamento a cada trabalho lançado.

Um dos grandes destaques do grupo é a alternância entre seus dois vocalistas (e também guitarristas) David Hidalgo e Cesar Rosas, que com suas vozes díspares adicionam mais tempero as canções da banda - tempero que só melhora com as intervenções do saxofonista Steve Berlin.

E não se assuste se após "Tin Can Trust" outros álbuns dos Los Lobos passarem a fazer parte das suas listas de músicas - entre um solo de guitarra e algumas marachas, o som do grupo fica cada vez mais viciante. (Guss de Lucca)

    Leia tudo sobre: Natura NosLos LobosTerra Deu Terra Come

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG