iG Recomenda: "Bilionários por Acaso", Bethânia e música russa

Dicas de música, exposições e cinema da equipe do iG Cultura

iG São Paulo |

Divulgação
Capa do livro "Bilionários por Acaso"
"Bilionários por Acaso - A Criação do Facebook"

Origem do filme "A Rede Social", "Bilionários por Acaso" (Intrínseca, 232 páginas, R$ 29,90) é um intenso livro-reportagem sobre a criação do Facebook. Sem revelar suas fontes, o autor, Ben Mezrich (de "Quebrando a Banca", também adaptado para o cinema) se muniu de entrevistas e documentos para reconstituir o pulo do gato do hacker Mark Zuckerberg e seus desafetos na evolução do site – a saber, os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss e o brasileiro Eduardo Saverin, ex-melhor amigo. Com ritmo de romance, seguindo a escola do jornalismo literário, Mezrich entra na cabeça dos personagens para recuperar pensamentos e diálogos. A trama é construída em ordem cronológica e tenta, assim como o filme, ouvir todos os lados – apesar de Zuckerberg ter se negado a contribuir, até ele tem seus motivos explicados. A riqueza de dados e o contexto do competitivo mundo da Universidade de Harvard (pouco explorado no cinema) tornam a experiência completa, como deveria ser: tensa, informativa e chocante, mesmo sabendo-se o final da história. Uma viagem pela mente de jovens gênios e pelo traiçoeiro Vale do Silício. (Marco Tomazzoni)

Divulgação
Capa do DVD "Amor Festa Devoção"
"Amor Festa Devoção" - Maria Bethânia

De 2002 para cá, Maria Bethânia teve nove DVDs lançados, entre shows e documentários. Com tanto material disponível, fica a pergunta: vale a pena colocar mais um nas lojas? No caso da cantora, vale. Seu novo DVD, intitulado "Amor Festa Devoção", documenta um show da turnê do mesmo nome, que promoveu os discos "Tua" e "Encanteria", lançados simultaneamente no final de 2008. Os dois álbuns formam a base do repertório do show, mas ainda há espaços para clássicos da carreira da artista, como as emocionantes "Explode Coração" e "Não Identificado", e surpresas como "Queixa" (composição de Caetano Veloso nunca gravada pela cantora) e "Balada de Gisberta", pérola do compositor português Pedro Abrunhosa. É também uma boa oportunidade para ver uma Bethânia mais intimista e contida, sem os arroubos de emoção de shows anteriores, mas ainda assim cantando com uma intensidade única. Além do DVD, também foi lançado um CD duplo com o mesmo conteúdo, só que vendido separadamente. No caso, prefira o DVD - "Amor Festa Devoção" é uma experiência tão visual quanto sonora. (Augusto Gomes)

"18 ¿¿¿ ¿¿¿" - ¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿

A Rússia é famosa pelas modelos, pelas vodcas e pelos grandes escritores mortos. Com o anúncio de que receberá a Copa do Mundo em 2018, vale a pena conhecermos um pouco mais sobre o país do Putin. Sabe qual música faz sucesso na Rússia? Bem, uma pesquisada rápida e descobrimos que a faixa nº 1 na MTV russa na semana terminada em 30 de novembro é “18 ¿¿¿ ¿¿¿” - ¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿. Não sei como se pronuncia o nome da banda, muito menos o da música, mas dá para ouvir, abaixo, esse negócio. (Thiago Ney)

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG