Homenagem a Picasso abre o Festival de Curitiba

Espetáculo "é um bombardeio de ideias e, aí, acaba", define coreógrafo espanhol

Denis Victorazo, enviado especial a Curitiba |

"Los Pájaros Muertos" espetáculo da companhia de Barcelona La Veronal inspirado no pintor Pablo Picasso, abriu o 21º Festival de Teatro de Curitiba. Eles se apresentaram em uma arena montada no Largo da Ordem, centro da cidade, em duas sessões - uma na terça (dia 28) e outra nesta quarta (29).

Mesmo os ensaios na parte da tarde já atraíam os curiosos que passavam pelo Largo. As apresentações foram abertas ao público, mas estavam sujeitas à lotação da arena - cerca de 600 pessoas. No ano passado não existia a arquibancada, então a visibilidade das apresentações no local ficava prejudicada.

Divulgação
Cena da peça 'Los Pájaros Muertos'
Com muita dança e poucos diálogos, o espetáculo espanhol mistura atores locais de cada cidade onde passa. Em Curitiba, convidaram 15 bailarinos e figurantes e uma orquestra de 20 músicos. "O interessante é a relação entre as pessoas do lugar anfitrião e as da companhia" conta Marcos Morau, diretor e coreógrafo.

O espetáculo que estreou em 2009 no Museu Picasso, em Barcelona, tem no título uma alusão à longevidade do pintor que viveu até os 92 anos e viu grande parte de seus amigos morrerem.

Já o espetáculo é bem curtinho: apenas 50 minutos. "É um bombardeio de ideias e aí acaba!" define Morau.

Cancelamento

O Festival teve sua primeira baixa. A peça, "Music for Silents", do inglês Steven Severin, que se apresentaria nessa quarta-feira, foi cancelada. O artista não conseguiu chegar a tempo por causa de problemas de agenda, segundo comunicado da assessoria do Festival.

Os ingressos podem ser trocados por outros espetáculos, ou quem quiser terá devolução do dinheiro.

O festival de Teatro de Curitiba se estende até o dia 8 de abril, com apresentações de cerca de 400 espetáculos.

    Leia tudo sobre: teatro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG