Google homenageia 125 anos de nascimento de Tarsila do Amaral

Artista paulista pintou o "Abaporu", marco inicial do Movimento Antropofágico

iG São Paulo |

Reprodução
Homenagem do Google a Tarsila do Amaral
O logotipo da página inicial do Google homenageia nesta quinta-feira a pintora brasileira Tarsila do Amaral. A celebração é pelo aniversário de 125 anos do nascimento da artista, em 1º de setembro de 1886.

Siga o iG Cultura no Twitter

Tarsila foi uma das principais artistas do país no início do século 20. Nascida em Capivari, no interior de São Paulo, estudou arte em Barcelona e em Paris. Em 1922, após a Semana de Arte Moderna, voltou ao Brasil e foi apresentada ao movimento e seus artistas pela amiga Anita Malfatti.

Em 1928, Tarsila pintou seu quadro mais famoso, o "Abaporu". Inicialmente apenas um presente de aniversário para o marido, Oswald de Andrade, o quadro se tornou o marco inicial do Movimento Antropofágico, que se propunha a engolir a cultura europeia, transformando-a em algo nacional. A pintora faleceu no dia 17 de janeiro de 1973, em São Paulo.

As homenagens do Google em sua página inicial são chamadas de "doodle". Recentemente fez muito sucesso a homenagem ao guitarrista norte-americano Les Paul, quando o logo da página se transformou em uma guitarra interativa.

    Leia tudo sobre: tarsila do amaralgoogleartes plásticas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG