Festival de teatro Satyrianas deixa a praça Roosevelt

Por causa de obras no local, evento este ano acontecerá na Rua Augusta

AE |

Augusto Gomes
Praça Roosevelt em obras
O público já se acostumou, ano após ano, a atravessar as madrugadas na praça Roosevelt quando chega a época das Satyrianas. O festival de artes cênicas, criado em 2005 e incorporado ao calendário oficial da cidade, está de volta a partir de hoje. Mantém a programação intensa que o caracterizou, mas deve mudar provisoriamente de endereço. Com a reforma da praça, toda a sua área foi cercada, e, nesta edição, todas as suas tendas devem ser montadas na esquina das Ruas Augusta e Caio Prado.

"Não deixa de ser um movimento interessante", observa Ivam Cabral, diretor do grupo Os Satyros, que promove o evento. "As Satyrianas nasceram dentro do teatro, depois tomaram a praça e agora sobem a Augusta."

Assim como nos anos anteriores, serão 78 horas de muitas apresentações teatrais, nas quais o público paga quanto quiser. O grande atrativo da programação, contudo, continua a ser o Dramamix: modalidade em que 50 autores foram convidados para desenvolver obras curtas inéditas, que serão montadas por diferentes atores e diretores.

A oferta é variada, mas de antemão vale a pena deter-se sobre algumas parcerias. Reconhecido como um dos grandes roteiristas de cinema da geração da Retomada, Braulio Mantovani escreveu "Pastas Suspensas", texto que merece montagem da cineasta Laís Bodanzky e interpretação dos inspirados Roney Fachini, Gustavo Machado e Paula Cohen.

Nesta edição, o grande homenageado será o dramaturgo, ator e crítico do Jornal da Tarde Alberto Guzik, morto em junho deste ano. Entre as novidades, Ivam Cabral aponta o projeto Residência - que irá montar textos dos alunos da Escola SP de Teatro em apartamentos da Praça Roosevelt - e o CineMix. O braço cinematográfico das Satyrianas deve ganhar novo formato, com a realização de um filme a ser todo rodado durante o evento.

Satyrianas - Parque Augusta. Esquina da Rua Augusta com a Rua Caio Prado. A partir de hoje, às 18 h, até domingo, às 23 h. Grátis.

Destaques do Dramamix:

Quinta-feira (25)
20h. Dança da Consciência, de Marici Salomão. Direção de Ruy Filho, com Ricardo Pettine.
23h. João sem Maria, de Célia Forte. Direção de Elias Andreatto, com Denise Fraga e Elias Andreatto.

Sexta-feira (26)
1h. Doce Axioma, de Hugo Possolo. Direção de Claudinei Brandão, com Danton Mello e outros.
18h. O Homem n’Água, de C. Schapira. Direção de Vanessa Guillén, com Paulo Goulart Filho.
19h. O Rei do Bingo, de Marília Toledo. Direção de Luciana Ramin, com Barbara Melo e outros.

Sábado (27)
1h. Atirei no Dramaturgo, de Mário Viana. Direção de Otávio Martins, com Amazyles de Almeida, Pedro Guilherme e Vitor Moreno.
19h. A Técnica do Enrocamento, de Roberto Alvim. Direção de Luis Valcazaras, com Guto Vieira, Cesar Roldão e Marco Watanabe.

Domingo (28)
1h. Pastas Suspensas, de Bráulio Mantovani. Direção de Laís Bodanzky, com Roney Fachini, Gustavo Machado e Paula Cohen.
22h. Correnteza, de Gabriela Mellão. Direção de Mauricio Paroni, com Cia. Manufactura Suspeita.

    Leia tudo sobre: Satyrianas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG