Exposição de desenhos de Iberê Camargo é aberta em Porto Alegre

Mostra gratuita na fundação do artista fica em cartaz até o dia 30 de outubro

iG São Paulo |

A Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, abre neste sábado (30) a mostra "A Linha Incontornável - Desenhos de Iberê Camargo". Serão 101 desenhos, selecionados entre os mais de 3 mil do acervo da Fundação, acompanhados de sete pinturas e uma gravura. Esta será a primeira exposição com foco nos desenhos do artista no prédio da Fundação, inaugurado em 2008.

A mostra, que toma o quarto andar do prédio, será dividida em quatro partes. As obras se reúnem nos temas desenhos de formação (paisagens e imagens feitas em sua maioria quando o artista era jovem), os insistentes (carreteis e ciclistas, presentes na obra diversas vezes), os urgentes (que incluem alguns registros de caráter erótico) e os domésticos (fruto de longas observações).

Uma série de obras que se destaca são os desenhos produzidos por Iberê durante o tempo em que ficou preso no Rio de Janeiro, entre dezembro de 1980 e janeiro de 1981. Nela, o artista registrou os limites da vida sem liberdade, anotando a data em que cada desenho foi feito. Iberê ficou detido por ter matado um homem após uma discussão na rua. A justiça aceitou a tese de legítima defesa.

A exposição também inclui os cadernos de infância e adolescência do artistas, que haviam sido recolhidos por sua mãe e guardados pela esposa.

SERVIÇO
A Linha Incontornável - Desenhos de Iberê Camargo
Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2.000, Porto Alegre)
De 30 de abril a 30 de outubro
De terça a domingo das 12h às 19 e quinta das 12h às 21h
Entrada gratuita

    Leia tudo sobre: iberê camargoexposiçãodesenhoartes plásticas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG