"Equus" ganha sessão extra em Curitiba e estreia em São Paulo

Montagem do texto clássico de Peter Shaffer conta com Elias Andreato e Leonardo Miggiorin

Denis Victorazo, enviado especial a Curitiba |

Divulgação
Leonardo Miggiorin na peça "Equus"
Escrito por Peter Shaffer, “Equus” estreou em Londres em 1973 com enorme sucesso, ainda que alguns críticos catalogassem a peça como psicodrama. No ano seguinte, migrou para a Broadway, ganhou diversos prêmios e abriu caminho para inúmeras remontagens, como a que está em cartaz no Festival de Curitiba, onde, depois de ter seus ingressos esgotados, ganha uma sessão extra nesta quarta-feira (04).

Siga o iG Cultura no Twitter

Não são poucas as versões de “Equus”, o que até conferiu ao texto o título de “clássico contemporâneo”. Em 1977, a peça foi adaptada para o cinema com Richard Burton na linha de frente. Trinta anos depois, voltou aos palcos ingleses criando burburinho pela presença de Daniel Radcliffe, escalado no intervalo entre um "Harry Potter" e outro – levando inúmeras adolescentes ao teatro para conferir sua nudez.

No Brasil, a montagem mais importante, da qual se houve falar até hoje, aconteceu em 1976, com Paulo Autran e Ewerton de Castro na linha de frente.

Agora, o Festival de Teatro de Curitiba mostra a nova montagem nacional, dirigida pelo onipresente Alexandre Reinecke (“Adultérios”, “Trair e Coçar é Só Começar”, “Os 39 Degraus”, “Toc Toc”), que estreia na próxima sexta-feira (06) em São Paulo, inaugurando o novo Teatro Folha.

O papel do psiquiatra que tenta tratar e desvendar os motivos que levaram um adolescente a cegar diversos cavalos em um estábulo coube a Elias Andreato, e o jovem perturbado é interpretado por Leonardo Miggiorin, que vai revelando sua história aos poucos ao se aproximar do médico. Ainda no elenco, estão Patrícia Gaspar, Jorge Emil e Mara Carvalho, entre outros.

Além da discussão do que é normal ou loucura, aceitável ou não, a peça trata das relações familiares, de religião e da descoberta da sexualidade.

Serviço – “Equus”, de Peter Shaffer

Curitiba
Quarta (04 de abril)
Teatro da Esquina
Às 19h e às 21h

São Paulo
De 6 de abril a 1º de julho
Teatro Folha
Sextas, às 21h30; sábados, às 21h; e domingos, às 20h
Ingressos de R$ 40 a R$ 60
Informações: (11) 3823-2323

    Leia tudo sobre: equusalexandre reinecketeatrofestival de curitiba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG