E Agora, Nora abre Festival de Teatro de São Paulo

Com 20 espetáculos - quinze adultos e cinco infantis -, começa hoje a segunda edição do evento

AE |

Com 20 espetáculos - quinze adultos e cinco infantis -, começa hoje a segunda edição do Festival de Teatro da Cidade de São Paulo. O evento funciona como uma mostra competitiva e ao final, premia os melhores com troféus, além de incluir as montagens selecionadas em cada categoria na programação do Teatro Bibi Ferreira por um mês. O objetivo é incentivar as novas companhias teatrais, valorizando as artes cênicas, e, ainda, promover uma renovação da plateia que acompanha as produções na cidade.

Para Eduardo Marins, curador e organizador do evento, falta oportunidade para os novos talentos. "Trabalho com teatro há 35 anos. Observar essa situação foi o que me levou a produzir esse festival. Procuramos colocar no mercado o trabalho de artistas promissores", afirma Marins.

"E Agora, Nora", da Cia. Temporária de Investigação Cênica, abre o evento. Em quatro atos, a montagem discute o papel da mulher na sociedade. Júlia Novaes, produtora e atriz do espetáculo, comemora a escolha da peça para o festival. "Nosso grupo tem apenas dois anos. Essa é uma ótima chance de movimentar o espetáculo", diz Júlia.

"Estou contente, porque tenho outros amigos participando. É uma iniciativa que abre portas para quem está começando e também proporciona uma troca de ideias entre os grupos". Sobre a responsabilidade de ser a primeira companhia a pisar no palco, ela diz sentir uma mistura de sensações. "Abrir dá medo, mas também dá confiança. É um reconhecimento do nosso trabalho", declara.

Depois de todos os grupos se apresentarem, uma comissão julgadora vai escolher os destaques. A premiação está marcada para o dia 17 do mês que vem. "As melhores produções ganham uma temporada no Teatro Bibi Ferreira. Serão premiados com o troféu Arlequim direção, ator, atriz, cenografia, figurino, iluminação, texto e produção", explica Eduardo Marins. "Seria importante que outros festivais tivessem interesse em ajudar as companhias. Milhares de jovens esperam ser vistos e receberem a devida chance".

Festival de Teatro - Teatro Bibi Ferreira. Av. Brigadeiro Luis Antônio, 931. Tel. (011) 105-3129. Teatro adulto: de hoje a 12/8. Terça, quarta e quinta, às 21h. Teatro infantil: de 1/8 até 15/8. Sábado e domingo, às 15h30. Ingr.: R$ 30.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG