"Dia da toalha" ou "dia do orgulho nerd"?

Saiba a origem das duas datas, que são comemoradas em 25 de maio

iG São Paulo |

Por que o dia 25 de maio é o dia do orgulho nerd? A data, na verdade, reúne duas comemorações diferentes, mas relacionadas. A primeira é o dia do orgulho nerd propriamente dito, que começou a ser comemorado na Espanha em 2006. A data foi escolhida porque marca a estreia do primeiro filme da série "Guerra nas Estrelas", em 1977.

Mas 25 de maio também é o "Dia da Toalha" - em inglês, "Towel Day". Trata-se de uma homenagem ao escritor Douglas Adams, da série "Guia do Mochileiro das Galáxias". A escolha da data foi aleatória (a comemoração começou em 2001), mas a toalha não. O acessório, afinal, tem presença importante nos livros de Adams.

A série teve origem em 1978, como um programa de rádio da BBC. Posteriormente, a história deu origem a cinco livros, escritos pelo próprio Adams. Em 2005, veio a adaptação para o cinema.

Como "O Guia do Mochileiro das Galáxias" é leitura obrigatória para qualquer nerd que se preze, as duas datas acabaram se misturando. No Brasil, uma das principais comemorações é promovida pelo site Jovem Nerd , parceiro do iG: quem sair com uma toalha na rua e fizer uma foto ou vídeo concorre a prêmios.

Dia da toalha ou dia do orgulho nerd, não importa: na manhã de hoje, os dois termos eram trending topics (assuntos mais comentados) mundiais no Twitter.

    Leia tudo sobre: Dia da ToalhaDia do Orgulho Nerd

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG