Dez coisas que você não sabia sobre "Os Flintstones"

Série, a primeira animação a ser exibida no horário nobre nos Estados Unidos, acaba de completar cinquenta anos

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Divulgação
Personagens da série "The Flintstones" (1960-1966)
Há cinquenta anos, a televisão americana exibia sua primeira série de animação em horário nobre, "Os Flintstones". O programa mostrava o cotidiano de um típica família americana de classe média. Com uma diferença: eles viviam na Idade da Pedra. Essa inusitada combinação foi a principal fonte de piadas da série em seus seis anos de duração, entre 1960 e 1966. As melhores envolviam as diferentes formas que animais pré-históricos eram transformados em eletrodomésticos, da tromba de mamute no lugar do chuveiro aos dinossauros que funcionavam como aspiradores de pó e trituradores de lixo.

A série girava em torno de dois casais, Fred e Wilma Flintstone e Barney e Betty Rubble. Em suas duas primeiras temporadas, a animação era mais fortemente destinada ao público adulto. O patrocinador da série era uma marca de cigarros, e os personagens inclusive apareceram em diversos comerciais fumando. A partir da terceira temporada, o programa começou a mirar o público infantil (nesse momento, o patrocinador já era um fabricante de sucos) e surgiram as personagens Pedrita (filha de Fred e Wilma) e Bambam (o super forte filho de Barney e Betty).

Cinquenta anos depois, os Flintstones têm status de lenda. Também pudera: tanto o característico grito "yabba dabba doo" de Fred quanto a música tema da série estão na memória do século 20. Além disso, o programa transformou a produtora Hanna Barbera numa gigante da televisão americana, que durante anos produziu vários versões menos inspiradas da série (o melhor exemplo é "Os Jetsons", uma espécie de "Os Flitstones" do futuro). Sem contar, é claro, "Os Simpsons" - o que seria deles sem Fred, Barney e companhia?

Veja abaixo uma lista de dez curiosidades sobre a série:

1. Um dos comerciais da marca de cigarros Winston tornou-se sucesso na internet ao mostrar Fred e Barney relaxando e enaltecendo as vantagens de fumar. Enquanto isso, suas esposas trabalham duro para arrumar a casa.

2. A série deu origem a dois filmes. No primeiro, "Os Flintstones", Fred era vivido pelo ator John Goodman. No segundo, "Viva Rock Vegas", seu intérprete era Mark Addy. Apenas o primeiro foi sucesso de público.

3. A grande atriz Laura Cardoso (dos filmes "Através da Janela" e "O Outro Lado da Rua") dublou a personagem Betty em pouco menos da metade dos episódios da série exibidos no Brasil. Fred Flintstone era dublado por Marthus Mathias.

4. "Meet the Flintstones", marcante música tema da série, só apareceu a partir da terceira temporada. A música voltou a fazer sucesso nos anos 1990, quando foi regravada pela banda The B52's para o filme "Os Flintstones".

5. "Os Flintstones" foi a primeira animação a ser indicada ao Emmy de melhor série cômica, em 1961. O feito só voltaria a ser repetido 38 anos depois, por "Family Guy".

6. Tony Curtis, de "Quanto Mais Quente Melhor", foi um dos astros a fazer participações especiais na série. Seu personagem chamava-se "Stony Curtis" (um trocadilho com a palavra "stone", pedra em inglês).

7. "Os Flintstones" teve duas inspirações principais: a sitcom "The Honeymooners", exibida nos Estados Unidos entre 1951 e 1955, e nas animações da série "Stone Age Cartoons".

8. Apesar de ter terminado em 1966, a série original deu origem a uma série de programas. Um dos mais populares foi a série "Bambam e Pedrita", que mostrava os dois personagens adolescentes.

9. As duas famílias mais famosas da produtora Hanna Barbera se encontraram num especial de TV de 1987, intitulado "The Jetstons Meet the Flintstones". No programa, os Jetsons entravam numa máquina do tempo e voltavam à pré-história.

10. Na versão original, a voz de Barney era feita por Mel Blanc, o maior dublador da história do cinema (ele também deu voz, por exemplo, a Pernalonga e Pica Pau).

    Leia tudo sobre: Flintstones

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG