Espetáculo é o primeiro da atriz desde o sucesso de "A Alma Boa de Setsuan"

Denise Fraga na peça
Divulgação
Denise Fraga na peça "Sem Pensar"
Tudo começou quando Denise Fraga e Luiz Villaça assistiram à peça "Spur of the Moment" em Londres. No início, o casal - ela atriz, ele diretor - foi movido pela curiosidade, já que o texto havia sido escrito por uma jovem de apenas 17 anos, Anya Reiss. Mas, ao final da peça, os dois estavam decididos a encenar o espetáculo no Brasil. E conseguiram: em português, a peça virou "Sem Pensar" e estreia nesta sexta-feira em São Paulo.

O espetáculo marca o retorno de Denise Fraga ao palco depois do estrondoso sucesso de "A Alma Boa de Setsuan", clássico de Bertold Brecht que ficou dois anos e meio em cartaz e lhe valeu o prêmio de melhor atriz da Associação Paulista dos Críticos de Arte. O que mais a atraiu no texto de Anya Reiss foi a mistura de humor e drama. "O humor amacia a carne", acredita. "Com ele, você pode comunicar o que quiser, até os assuntos mais profundos e complexos".

Na trama, Denise interpreta Vicky, uma dona de casa que, segundo suas próprias palavras, "vive numa TPM constante". Ela é casada com Nick (Kiko Marques, também ator de "A Alma Boa de Setusan") e os dois têm uma filha de 13 anos, Delilah (Julia Novaes). O conflito se instala quando a jovem se apaixona por Daniel (Kauê Telloli), jovem de 20 anos que aluga um quarto da casa. Completam o elenco a namorada de Daniel (Virgínia Buckowski) e três amigas de Delilah.

É também a estreia de Luiz Villaça, que antes só havia trabalhado em cinema e televisão, no teatro. "Desde que dirigi 'Por Trás do Pano' (filme de 1999 cuja história se desenvolve durante os ensaios de uma peça) tenho vontade de trabalhar em teatro", conta. O processo, no entanto, não foi dos mais tranquilos. "No cinema, quando o filme está pronto, acabou. No teatro não", diz. "Tem horas que dá vontade de filmar um bom ensaio e descer uma tela no palco", brinca.

Kiko Marques, Denise Fraga, Julia Novaes e Kauê Telloli
Divulgação
Kiko Marques, Denise Fraga, Julia Novaes e Kauê Telloli
Luiz e Denise inclusive fazem piada sobre a crise conjugal que a peça pode causar. "A gente se ferrou. Vamos ficar discutindo 'Sem Pensar' no travesseiro enquanto ela estiver em cartaz", ri a atriz. Mas isso não significa que eles não pretendam trabalhar juntos em outro projeto. O casal está desenvolvendo o projeto de um programa na Globo junto com o dramaturgo e roteirista Sérgio. "Não há muito o que falar. Estamos no início, nem sabemos se vai para o ar", afirma Villaça.

O que Villaça adianta é que, a princípio, o programa será "um seriado pós-novela". Além disso, o diretor prepara um novo filme, intitulado "Primavera", baseado no livro do escritor uruguaio Mario Benedetti, "Primavera num Espelho Partido". Já Denise acabou de filmar o longa "Hoje", dirigido por Tata Amaral ("Antônia" e "Um Céu de Estrelas"). "Eu vivo uma mulher cujo marido sumiu durante a ditadura e, anos depois, recebe uma indenização. Aí o marido reaparece", adianta.

"Sem Pensar" estreia nesta sexta-feira teatro Tuca (Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes), em São Paulo. Às sextas e domingos, os ingressos custam R$ 40. Aos sábados, R$ 60. Os horários são 21h30 (sextas e sábados) e 19h (domingos). A temporada vai até 31 de julho. É possível comprar as entradas na bilheteria do Tuca (terças a quintas, das 14h às 20h; sextas a sábados, das 14h ao início do espetáculo) ou pelo site Ingresso Rápido.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.