"Meñique" é adaptação do conto do escritor cubano José Martí e já está em fase realização dos efeitos especiais

Cuba está realizando seu primeiro filme de animação em três dimensões (3D), "Meñique" ('Dedo Mindinho', em tradução livre), adaptação do conto homônimo do escritor cubano José Martí (1853-1895), informa hoje o jornal oficial "Juventud Rebelde".

O diretor do filme, Ernesto Padrón, explicou em entrevista publicada neste domingo que o filme está em fase de "encorajar, texturizar, iluminar e realizar os efeitos especiais". Padrón explicou que a versão livre da história foi concebida em princípio como um longa-metragem com técnicas "muito clássicas", mas que, com a introdução de um novo personagem, determinou-se o uso da tecnologia 3D.

Uma equipe de animadores, pintores, programadores e artistas acompanharam Padrón no projeto, que, segundo ele, tem dois anos de atraso em relação ao plano inicial, que fixava sua entrega para 2011, por problemas financeiros. O cineasta indicou que a ideia agora é terminar sequências inteiras. Segundo ele, por enquanto há sete concluídas, o que equivale a quase 20 minutos de filme, dos 80 minutos previstos para toda a produção.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.