Xuxa encabeça lista de personalidades homenageadas no Festival de Gramado

PORTO ALEGRE ¿ Tradicionalmente, o Festival de Gramado concede três prêmios especiais a cada edição, entregues a personalidades incontestes da cinematografia brasileira e latina. Por decisão dos organizadores, novas honrarias podem ser adicionadas e, eventualmente, até ofuscar as principais. É o caso de 2009: a gaúcha Xuxa Meneguel receberá uma homenagem do evento na próxima quinta-feira (13) e, a exemplo de Renato Aragão no ano passado, deve protagonizar a passagem mais ruidosa e acompanhada do festival.

Marco Tomazzoni |

Divulgação

Xuxa é responsável por dois dos 10 filmes brasileiros de maior bilheteria da história

A palavra-chave, nesse caso, é celebridade. O crítico e cineasta Sérgio Sanz, um dos curadores do evento, confirma que a mistura de arte e tapete vermelho vem pautando Gramado nas últimas edições, inclusive nas homenagens. Por isso não se surpreendeu nem um pouco quando o presidente do festival, Alemir Coletto, sugeriu a vinda da apresentadora infantil. Muita gente vai ir à Gramado só pra ver a Xuxa entrar e sair do cinema, admite. Vai ter uma criançada querendo a todo custo ir lá. Vamos fazer a cerimônia às 19h justamente pra isso, as mães iam ficar furiosas se fosse mais tarde.

Outra tentativa de atrair público à serra gaúcha era um prêmio especial para Geraldine Chaplin, filha de Charles Chaplin. Aos 65 anos, a atriz norte-americana ¿ conhecida por atuar sob a batuta de diretores como Carlos Saura, David Lean, Robert Altman e Pedro Almodóvar ¿ estava em Buenos Aires filmando um novo trabalho e iria a Gramado, mas as filmagens acabaram antes do previsto e ela teve de retornar à Europa. A previsão, contudo, é que ela possa vir ao festival em 2010.

Divulgação

Troféu Oscarito vai para Reginaldo Faria

Na noite de abertura, no domingo (06), a atriz Dira Paes receberá a Homenagem Cidade de Gramado por seus mais de 20 anos de carreira cinematográfica. Dira estreou na tela grande aos 15 anos, quando conseguiu o principal papel feminino do filme hollywoodiano A Floresta das Esmeraldas, de John Boorman, filmado na Amazônia. Desde então, nunca mais parou de trabalhar no cinema e televisão.

Nas homenagens principais, o destaque fica por conta do ator Reginaldo Faria, que receberá o troféu Oscarito pelo conjunto da carreira. O troféu Eduardo Abelin, entregue a diretores, será concedido este ano a Walter Lima Jr. (A Ostra e o Vento, Os Desafinados) e o cineasta Ruy Guerra ganhará o Kikito de Cristal. Da cena gaúcha, vão ser lembrados o produtor Itacyr Rossi e o diretor de fotografia Ivo Czamanski. Os prêmios serão entregues um por noite até a véspera do encerramento do festival.

Leia as últimas notícias do Festival de Gramado

    Leia tudo sobre: festival de gramadoxuxa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG