"Tron: O Legado" e animação são apostas da Disney em 2010

Sequência da aventura cult e Rapunzel querem faturar alto nas bilheterias

France Presse |

Divulgação
Jeff Bridges numa imagem da sequência de "Tron"
A Disney revelou em Los Angeles as produções que são a aposta do estúdio para o fim de ano: "Tron Legacy", sequência da ficção científica da década de 1980 "Tron", e "Enrolados", uma animação em 3D que recria com humor uma história de princesa.

Durante uma "projeção de trabalho" nos estúdios Disney em Burbank, subúrbio de Los Angeles, o diretor da companhia, Rich Ross, apresentou 20 minutos de "Tron Legacy" e a versão completa de "Enrolados", já em fase final de pós-produção.

Quase 30 anos depois da estreia de "Tron" (1982), uma ficção científica que na época recebeu críticas díspares antes de virar cult, Hollywood aguarda com impaciência a chegada de "Tron Legacy". O diretor do filme, Joseph Kosinski – que faz sua estreia em longas-metragens –, afirmou que teve que "ficar à altura da herança do primeiro filme". "Sem uma boa história, a tecnologia e os efeitos especiais não servem para nada", afirmou.

Esta é uma observação pertinente, já que o roteiro foi o calcanhar de Aquiles de "Tron", que contava como Kevin Flynn (Jeff Bridges), um criador de videogames, havia sido teletransportado para dentro de um jogo de computador. O filme, com efeitos especiais muito elaborados para a época, acompanhou o fervor nascente pelos jogos eletrônicos no início dos anos 1980, dos quais retomava a estética visual e musical, mas que perdeu a atualidade rapidamente. O longa arrecadou 33 milhões de dólares na América do Norte, um fracasso comercial para a Disney.

Divulgação
O príncipe que vai salvar Rapunzel em "Enrolados"
Apesar dos trechos de "Tron Legacy" apresentados pela Disney não permitirem uma ideia precisa da qualidade do roteiro, mostram, no entanto, o cuidado com a criação dos efeitos especiais e um universo visual atrativo, dark e com referências estéticas ao primeiro "Tron". Protagonizado por Garrett Hedlund, no papel de filho de Flynn que partiu em busca do pai prisioneiro de um mundo virtual, "Tron Legacy" também tem uma participação de Jeff Bridges, retomando o mesmo papel, que está em ótima fase após o Oscar recebido por "Coração Louco". O filme estreará no dia 17 de dezembro na América do Norte.

Já com "Enrolados", a Disney volta a um campo conhecido ao retomar as histórias de princesas. Mais uma animação digital, o filme conta as aventuras de Rapunzel, uma princesa ignorada com cabelos mágicos, e de um ladrão.

Todos os ingredientes que agradam nos desenhos animados da Disney estão presentes, mas é fácil perceber que os sucessos da Pixar – de propriedade da Disney – e as irreverências de "Shrek", da concorrente Dreamworks, deixaram sua marca: com mais ironia, apresenta novidades com prudência. O filme, dirigido por Nathan Greno e Byron Howard, estreia na América do Norte em 24 de novembro.

    Leia tudo sobre: disneyhollywoodenroladostron

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG