Tonico Pereira se emociona com homenagem no Amazonas Film Festival

Intérprete do Mendonça de “A Grande Família”foi o destaque do evento neste sábado (5)

Valmir Moratelli, enviado a Manaus (AM) |

Um coadjuvante com papel principal. Assim se definiu Tonico Pereira ao ser homenageado como o convidado de honra da 8ª edição do Amazonas Film Festival. Ele recebeu um prêmio honorário pelo trabalho desenvolvido ao longo da carreira. O secretário de cultura do Estado do Amazonas e diretor geral do festival, Robério Braga, presenteou Tonico com um porta-joias em marchetaria.

Ovacionado pelo público no Teatro Amazonas e visivelmente emocionado, o ator dividiu o título com grandes nomes do cinema nacional. “Viver este sentimento de homenagem é muito gratificante para um ator e eu quero homenagear os coadjuvantes do Brasil, como Grande Otelo, Oscarito e outros grandes nomes do teatro que foram inspiração para mim”, disse ele, ao lado dos filhos e da mulher.

Wesley Andrade / Divulgação
Tonico Pereira recebe prêmio pelo conjunto da obra no Amazonas Film Festival, em Manaus
Em seguida, Tonico seguiu para o Largo de São Sebastião, onde apresentou, para mais de 300 pessoas, o longa protagonizado por ele no ano de 1966: “O Cego Que Gritava Luz”. Mas, antes da exibição, ele usou uma frase de Neném Pancha para exemplificar a sua busca pela arte. “O jogador de futebol tem que ir na bola como um faminto no prato de comida”, disse Tonico.

Simultaneamente, no palco no Teatro Amazonas, foram exibidos os filmes da Mostra Competitiva de Curta-Metragem Brasil: “Ser ou Não Ser”, de Leo Mura, e “Cachoeira”, de Sérgio Andrade, além de “O Carteiro” , do diretor Reginaldo Faria, que concorre na Mostra Competitiva de longas. O presidente de honra do evento, Fernando Meirelles, e os membros do júri passaram pelo tapete vermelho, assim como João Miguel, Max Fercondini, Felipe Camargo, Carla Daniel e Cecília Dassi.

O Festival de Cinema do Amazonas segue até o próximo dia 9, com programação em todas as zonas da capital e mais atividades em cinco municípios do interior do Estado.

* o repórter viajou a convite do festival

    Leia tudo sobre: amazonas film festivaltonico pereira

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG