Super-heróis e madrastas da Branca de Neve invadem os cinemas em 2012

Disputa pelas bilheterias também envolve a adaptação de "O Hobbit", o fim da saga "Crepúsculo" e o "Lincoln" de Steven Spielberg

iG São Paulo com EFE |

Após um 2011 disputado por títulos que bateram o recorde de US$ 1 bilhão de arrecadação - "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" , "Transformers: O Lado Oculto da Lua" e "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas" - 2012 promete um duelo acirrado por bilheteria e qualidade.

Encabeçados por Homem-Aranha, Vingadores e Batman, os filmes de super-heróis devem se sair melhor no primeiro quesito, brigando com o último capítulo da saga "Crepúsculo" pela atenção do público adolescente, ávido em ver na tela grande o filho humano ou vampiro do casal Edward e Bella.

Divulgação
Thor (Chris Hemsworth) e Capitão América (Chris Evans) em cena de "Os Vingadores"
A expectativa em torno de "Os Vingadores" vem da reunião dos principais personagens da Marvel, entre eles Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Hulk. Com direção de Joss Whedon, o filme conta como a equipe de super-heróis enfrenta o deus Loki para salvar o mundo.

Em "O Espetacular Homem-Aranha" , uma versão renovada do herói aracnídeo, o pueril Andrew Garfield substitui Tobey Maguire enquanto Emma Stone ocupa o lugar de Kirsten Dunst. Com roteiro mais sombrio que a trilogia anterior, o novo Homem-Aranha foca no misterioso desapatrecimento dos pais de Peter Parker.

Divulgação
Christian Bale como o herói Batman em cena de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge"
Ao contrário do aracnídeo, o terceiro filme do Homem-Morcego,  "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" , conta novamente com a direção de Christopher Nolan e Christian Bale no papel principal. Para compensar a ausência do falecido Heath Ledger, que ganhou o Oscar de ator coadjuvante pelo papel do Coringa, foram escalados Anne Hathaway como a Mulher-Gato e Tom Hardy como Bane, vilão conhecido por quebrar a coluna vertebral de Batman nas histórias em quadrinhos.

Siga o iG Cultura no Twitter

Além dos filmes de ação, em 2012 os estúdios também apostam em produções baseadas em literatura. Entre as adaptações a mais esperada é "O Hobbit", de Peter Jackson, diretor da bem sucedida trilogia "O Senhor dos Anéis". Após uma filmagem problemática e ameaçada por seu enorme orçamento de US$ 500 milhões, por uma úlcera de Jackson e até por uma greve de atores na Nova Zelândia, o filme já está em fase de pós-produção, com o trailer da primeira parte, que estreia em dezembro, inundando a internet.

Bem antes disso chegam às telas as duas novas adaptações de um dos maiores clássicos da literatura infantil: "Branca de Neve e os Sete Anões". Em março, Julia Roberts fará a madrasta malvada em "Espelho, Espelho Meu" e em julho será a vez de Charlize Theron viver a bruxa em "Branca de Neve e o Caçador", com Kristen Stewart como protagonista.

Embora as superproduções hollywoodianas dominem as salas de exibição, haverá espaço para o cinema autoral, que aposta mais na qualidade do que na bilheteria. Este é o caso de Michael Haneke em "A Fita Branca", com Isabelle Huppert, assim como o longa "The Grandmasters" (ainda sem título em português) de Wong Kar-Wai; "A Vida de Pi" de Ange Lee, protagonizado por Tobey Maguire; "Stoke" de Chan-Wook Park, com Nicole Kidman; e o novo de Woody Allen, "Nero Fiddled" (ainda sem tradução para o português), com Penélope Cruz no elenco. Há ainda o "Lincoln" de Steven Spielberg, cuja caracterização do ator Daniel Day-Lewis já deu muito que falar.

Entre os cineastas famosos que retornam às suas origens os destaques ficam com Ridley Scott e Tim Burton. Enquanto o primeiro volta a ficção científica em "Prometheus", o segundo reassume sua posição de diretor sombrio em "Frankenweenie".

Divulgação
A atriz Charlize Theron como a rainha má Ravenna de "Branca de Neve e o Caçador"
Com um elenco eclético formado por Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson, Christoph Waltz e Sacha Baron Cohen, o novo filme de Quentin Tarantino, "Django Desacorrentado", também deve chamar a atenção em 2012.

Leia também: Os 20 filmes mais aguardados de 2012

Da América Latina chegam o novo projeto de Carlos Reygadas, "Post Tenebras Lux"; "Elefante Branco", de Pablo Trapero, protagonizado por Ricardo Darín e Jéremie Renier; "Gravity", ficção científica dirigida por Alfonso Cuaron e estrelada por Sandra Bullock e George Clooney.

Para fechar o cardápio "Pé na Estrada", adaptação de Walter Salles para o livro "On The Road", de Jack Kerouac, e a estreia do cantor Jorge Drexler como ator em "La Suerte en Tus Manos" de Daniel Burman.

    Leia tudo sobre: Homem-AranhaBatmanbranca de nevecinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG