Sucesso de Bollywood, "Dabangg" vence Oscar da Índia

Realizada no Canadá, premiação da academia de cinema indiano foi vista por 700 milhões de pessoas

EFE |

O filme "Dabangg" foi o grande vencedor da 12ª edição do Prêmio da Academia de Cinema Internacional da Índia (IIFA, na sigla em inglês), considerado o "Oscar da Índia", em cerimônia realizada na noite deste sábado em Toronto, no Canadá.

Protagonizado pela estrela de Bollywood Salman Khan, "Dabangg" recebeu o prêmio de melhor filme, assim como três das principais homenagens em quesitos musicais. Outro dos nomes de destaque da noite foi "My Name is Khan", que venceu em quatro categorias, entre elas a de melhor ator (Shah Rukh Khan).

AFP
Shah Rukh Khan beija a mão de Hillary Swank ao receber o prêmio de melhor ator por "My Name is Khan"
Já o longa "Once Upon a Time in Mumbai", considerado favorito, com 12 indicações nas 15 categorias da acadamia, acabou só ficando com um prêmio, de melhor atriz coadjuvante (Prachi Desai).

Divulgação
Salman Khan protagoniza a ação "Dabangg"
Os organizadores do evento calculam que a cerimônia tenha sido acompanhada por mais de 700 milhões de pessoas no mundo todo, prova da crescente popularidade da indústria cinematográfica de Bollywood.

Em Toronto, cerca de 25 mil pessoas presenciaram ao vivo a cerimônia realizada no Rogers Center, teatro que ficou pequeno para o evento, já que em apenas dez minutos todas as entradas foram vendidas.

Aproximadamente 550 mil pessoas de origem indiana, paquistanesa e cingalesa vivem na região de Toronto, mais da metade dos 950 mil sul-asiáticos que moram oficialmente no Canadá.

As autoridades canadenses calculam que 40 mil estrangeiros chegaram ao país nos últimos dias para participar dos eventos e ver suas celebridades favoritas desfilarem no Tapete Verde, o equivalente do Tapete Vermelho de Hollywood.

    Leia tudo sobre: dabbangcinema indianobollywood

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG