Sherlock Holmes já apareceu em 211 filmes; veja os principais

De acordo com o Guinness Book, o personagem foi interpretado por 75 atores

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Divulgação
Benedict Cumberbatch, o Sherlock da nova série da BBC
O Sherlock Holmes de Robert Downey Jr. é o mais recente a aparecer em longa metragem, mas está bem longe de ser o único.

O detetive criado pelo escritor Arthur Conan Doyle em 1887 é, segundo Guinness Book, o personagem mais retratado do cinema: apareceu em 211 filmes, interpretado por 75 atores diferentes. O número não inclui as adaptações para a televisão.

E é justamente na televisão que uma das versões mais elogiadas do detetive está sendo exibida atualmente. A série "Sherlock", da BBC britânica, está atualmente em sua segunda temporada - o último episódio será exibido neste domingo (15).

No programa, Sherlock é interpretado por Benedict Cumberbatch (que viverá o vilão do novo "Star Trek") e Watson, por Martin Freeman (astro de "O Hobbit", que estreia no final do ano).

A série ganhou elogios justamente por mostrar um Sherlock tão brilhante quanto frio e calculista, e também com sérias dificuldades para se relacionar com outras pessoas. A primeira temporada, com três episódios de cerca de 1h30, foi exibida em 2010 e ganhou o BAFTA de melhor série. A segunda, também com apenas três episódios, começou no dia 1º de janeiro deste ano.

Divulgação
Basil Rathbone como Holmes
Por causa da série, já há quem diga que Benedict Cumberbatch é o melhor Sherlock Holmes da televisão. Não é pouca coisa. Afinal, o título de Sherlock definitivo da TV costuma ser dado a Jeremy Brett, que viveu o detetive em quatro séries exibidas no Reino Unido entre 1984 e 1994.

Curiosamente, antes de viver Holmes, Brett já havia interpretado Watson numa peça teatral.

Siga o iG Cultura no Twitter

No cinema, o principal intérprete de Sherlock Holmes foi Basil Rathbone. Ele viveu o detetive em 14 filmes, produzidos entre 1939 e 1946. Nenhuma dessas produções, no entanto, pode ser considerada uma obra-prima.

O melhor filme de Sherlock Holmes provavelmente é "A Vida Íntima de Sherlock Holmes", comédia dirigida por Billy Wilder em 1970.

Para quem prefere versões menos convencionais do detetive, há algumas boas adaptações. Em "O Regresso de Sherlock Holmes", de 1976, o detetive vai a Viena tratar de seu vício em cocaína com Sigmund Freud. Em "Sherlock & Eu", de 1988, quem resolve os crimes na verdade é Watson - mas, como ele prefere não chamar atenções, contrata um ator para se passar pelo detetive.

Entre os Sherlocks tradicionais, um dos melhores é Peter Cushing. O ator britânico (famoso por interpretar o caçador de vampiros Van Helsing em diversos filmes) viveu o detetive em "O Cão dos Baskervilles", de 1959. Anos depois, ele voltou ao papel numa série de 16 episódios da BBC, exibida no final dos anos 1960.

    Leia tudo sobre: Sherlock Holmescinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG