Sai em DVD "Os Visitantes", de Elia Kazan

Filme de 1972, feito com baixo orçamento e sob duras condições, é relançado em formato digital

AE |

Divulgação
Cartaz de "Os Visitantes", de 1972
Quando esteve em São Paulo, para participar da homenagem a Elia Kazan na Mostra, a viúva do diretor, Frances Kazan, contou como ele ficou devastado com a morte de seu filho Chris, vítima de câncer em 1991. Chris era romancista, e escreveu o roteiro de "Os Visitantes". O pai o incentivou a realizar o filme, mas Chris foi definitivo - havia escrito "Os Visitantes" para Elia dirigir. E ele o fez, segundo condições inéditas em sua carreira.

Assim como tentou incentivar o filho, Kazan incentivara a segunda mulher, a atriz Barbara Loden - de "Clamor do Sexo", onde fazia a irmã de Warren Beatty - a também se tornar diretora. Ela fez um filme que virou cult, "Wanda", onde Kazan desempenhou vários papéis na equipe de produção. Ele chegou a dizer que reaprendeu com Barbara o que era o cinema, e 'inspirado' em "Wanda"  fez "Os Visitantes" com baixo orçamento e equipe reduzida, em super-16. Filmou no inverno, debaixo de neve, sem o conforto de trailers para seus atores e técnicos.

"Os Visitantes" é sobre dois soldados do Vietnã que chegam à casa de um antigo colega. Eles estiveram presos por atrocidades cometidas na guerra, e chegam para se vingar de quem os denunciou. No livro com a entrevista que deu ao crítico Michel Ciment, Kazan observa que seu filho Chris era bom com as palavras, dizendo que ele já tinha a visão global do filme e o impregnou de símbolos.

Michel Ciment escreveu dois livros de entrevistas - um sobre Kazan, outro sobre Joseph Losey, reeditados na França num volume único. Kazan e Losey nasceram no mesmo ano, foram comunistas na juventude, começaram quase ao mesmo tempo a dirigir para teatro e cinema, mas durante o macarthismo estiveram em lados opostos - Kazan colaborou; Losey reagiu (e se exilou na Inglaterra). Em 1972, Losey presidia o júri do Festival de Cannes, no qual Kazan concorria com "Os Visitantes". Alguns jurados queriam premiar Kazan, mas Losey vetou - embora tenha dito depois a Ciment que considerava a realização do filme 'marcante'. Por essas e outras, é um filme que vale (re)descobrir.

Os Visitantes

Direção: Elia Kazan

Elenco: Patrick McVey, Patricia Joyce, James Woods

Distribuição: Lume (R$ 39,90)

    Leia tudo sobre: elia kazanos visitantesdvd

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG