Insolação leva parceria de Felipe Hirsch e Daniela Thomas aos cinemas - Cinema - iG" /

Insolação leva parceria de Felipe Hirsch e Daniela Thomas aos cinemas

SÃO PAULO ¿ Além do longa de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, o Brasil tem um segundo representante na mostra Horizontes, na 66ª edição do Festival de veneza. A coincidência é que se trata de outro filme dirigido por uma dupla: Daniela Thomas, parceira de longa data de Walter Salles, e o diretor teatral Felipe Hirsch, que faz sua estreia no cinema.

Redação |

Divulgação

Simone Spoladore e Antonio Medeiros no longa-metragem brasileiro "Insolação"

Os dois mantém uma longa relação, fruto do trabalho conjunto nos palcos: Daniela foi a cenógrafa de espetáculos como "Avenida Dropsie", "Não Sobre o Amor" e "Viver Sem Tempos Mortos", todos dirigidos por Hirsch, fundador, em Curitiba, da Sutil Companhia de Teatro. Atrás das câmeras, os dois se uniram para filmar o que chamam de "melancolia do amor inalcançável".

Livremente inspirado em contos russos do século 19, o roteiro foi escrito pelos dramaturgos norte-americanos Will Eno e Sam Lipsyte e narra histórias de diversos personagens, velhos e jovens, que vagam em uma cidade vazia em busca do amor. As cenas foram gravadas em Brasília em julho do ano passado, embora o projeto tenha sido fomentado desde 2004.

De acordo com Daniela Thomas, o projeto foi um exercício de liberdade criativa e exploração de linguagem, fruto de anos de convívio da dupla no teatro. "O estado febril que move as personagens parece que nos contagiou. É um filme feito apaixonadamente por apaixonados por cinema", afirma.

No elenco de "Insolação", figuram grandes da cinematografia brasileira, como Paulo José, Leonardo Medeiros, Maria Luisa Mendonça, Simone Spoladore, Leandra Leal e André Frateschi. Para os diretores, a seleção para o festival na Itália foi uma espécie de prêmio. "A sensação é de felicidade e gratidão pela acolhida que o projeto teve em Veneza."

Assista a trechos de "Insolação":

Leia as últimas notícias do Festival de Veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG