Corumbiara¿, de Vincent Carelli, foi o grande vencedor da competição de longa-metragem brasileiro na 37ª edição do Festival de Gramado, encerrada na noite deste sábado (15) no Palácio dos Festivais. Resgate histórico de um massacre indígena na Amazônia, na década de 1980, o filme ganhou os Kikitos de melhor filme e direção (dividido com Paulo Nascimento, por ¿Em Teu Nome¿) e o prêmio do júri popular. Na disputa dos longas latinos, ¿http://ultimosegundo.ig.com.br/festival_gramado2009/2009/08/12/medo+e+a+tonica+do+peruano+a+teta+assustada+exibido+em+gramado+7816998.htmlA Teta Assustada¿, de Claudia Llosa, foi o destaque, vencendo nas categorias de filme, diretor e atriz." / Corumbiara e A Teta Assustada são os grandes vencedores do Festival de Gramado - Cinema - iG" / Corumbiara¿, de Vincent Carelli, foi o grande vencedor da competição de longa-metragem brasileiro na 37ª edição do Festival de Gramado, encerrada na noite deste sábado (15) no Palácio dos Festivais. Resgate histórico de um massacre indígena na Amazônia, na década de 1980, o filme ganhou os Kikitos de melhor filme e direção (dividido com Paulo Nascimento, por ¿Em Teu Nome¿) e o prêmio do júri popular. Na disputa dos longas latinos, ¿http://ultimosegundo.ig.com.br/festival_gramado2009/2009/08/12/medo+e+a+tonica+do+peruano+a+teta+assustada+exibido+em+gramado+7816998.htmlA Teta Assustada¿, de Claudia Llosa, foi o destaque, vencendo nas categorias de filme, diretor e atriz." /

Corumbiara e A Teta Assustada são os grandes vencedores do Festival de Gramado

GRAMADO ¿ O documentário ¿http://ultimosegundo.ig.com.br/festival_gramado2009/2009/08/13/corumbiara+cria+suspense+em+documentario+sobre+massacre+indigena+em+rondonia+7841967.htmlCorumbiara¿, de Vincent Carelli, foi o grande vencedor da competição de longa-metragem brasileiro na 37ª edição do Festival de Gramado, encerrada na noite deste sábado (15) no Palácio dos Festivais. Resgate histórico de um massacre indígena na Amazônia, na década de 1980, o filme ganhou os Kikitos de melhor filme e direção (dividido com Paulo Nascimento, por ¿Em Teu Nome¿) e o prêmio do júri popular. Na disputa dos longas latinos, ¿http://ultimosegundo.ig.com.br/festival_gramado2009/2009/08/12/medo+e+a+tonica+do+peruano+a+teta+assustada+exibido+em+gramado+7816998.htmlA Teta Assustada¿, de Claudia Llosa, foi o destaque, vencendo nas categorias de filme, diretor e atriz.

Marco Tomazzoni, enviado a Gramado |

Edison Vara / PressPhoto

Diretor Vincent Carelli com o Kikito de melhor filme

Ao subir ao palco para receber o principal prêmio da noite, Carelli, que há 40 anos trabalha com a causa indígena, afirmou estar muito feliz em poder levar às telas uma experiência que havia sido tão sofrida ¿ as primeiras imagens do filme foram feitas em 1986.

Obrigado ao público, que tem tido uma reação tão comovida, agradeceu. Esse é essencialmente um filme político, uma denúncia, e como documentário não merece ser enclausurado em festivais etnográficos. É um filme que fiz para toda a sociedade brasileira e esse prêmio vai dar um impulso para a difusão desse trabalho.

Em uma sala completamente lotada, com gente sentada nos corredores ¿ o que não aconteceu em nenhum outro dia do evento ¿, a cerimônia de premiação foi bastante ágil, focada nas dezenas de estatuetas que deveria conceder. A única novidade foi a intervenção cômica dos atores Oscar Simch e Rogério Beretta, que fazem com Zé Vitor Castiel (um dos apresentadores do festival) o espetáculo Homens de Perto. Parodiando a homenagem a Xuxa, Beretta confessou no microfone, com um Kikito de chocolate nas mãos: Eu sou /povinho, suburbano e careca, mas sou um vencedor.

Alessandro Rodrigues / Press Photo

A tradicional foto com os ganhadores de todos os prêmios do Festival de Gramado

O gaúcho Em Teu Nome , de Paulo Nascimento, confirmou a boa acolhida que havia recebido em sua exibição e ganhou nas categorias de direção, ator (Leonardo Machado) e o prêmio especial do júri. Nascimento lembrou a história real de intolerância vivida por João Carlos Bona Garcia e sua mulher, Cecília, na ditadura militar, e dedicou os Kikitos a todos as atores e atrizes com quem já trabalhou.

Edison Vara / PressPhoto

Vivianne Pasmanter e Leonardo Machado
posam com os Kikitos de melhor atriz e ator

Já Vivianne Pasmanter venceu o prêmio de melhor atriz por Quase um Tango... . Um pouco surpresa, apesar da baixa rivalidade na categoria, Pasmanter disse que seu grande prêmio foi poder ter trabalhado no longa, no qual interpreta quatro personagens. Espero ganhar com esse filme o maior prêmio do cinema brasileiro, que é vê-lo exibido nas salas. Se a premiação da atriz era esperada, o mesmo não se pode dizer de Sérgio Silva, que ganhou um estranhíssimo prêmio de melhor roteiro pelo mesmo filme.

Injustiçado, o belo Canção de Baal , de Helena Ignez, ficou apenas com o prêmio da crítica, que ainda laureou, sempre por unanimidade, o uruguaio Gigante , de Adrián Biniez, e o curta-metragem brasileiro O Teu Sorriso, de Pedro Freire.

Apesar de A Teta Assustada ter se destacado na premiação latina, nenhum representante do filme estava presente para receber os prêmios. O júri fez as contas para não deixar nenhuma produção de fora, por isso concedeu um prêmio especial ao documentário La Próxima Estación , de Fernando Solanas, e dividiu o Kikito de melhor ator entre Matías Maldonado, de Nochebuena , que fez a festa no palco, e Horacio Camandule, de Gigante.

O grande vencedor da categoria de curta-metragem brasileiro foi Teresa, de Paula Szutan e Renata Terra, que ganhou nas categorias de melhor filme e direção. Esse é um filme muito simples. Todo mundo espera, mas às vezes os sonhos não se concretizam, por isso é preciso de um pouco de fantasia, e que bom que as pessoas entenderam isso, disse Terra, que dedicou os prêmios à equipe.

Veja a lista completa de premiados:

Júri oficial ¿ Kikito

Longa-metragem brasileiro
Melhor filme: Corumbiara, de Vincent Carelli
Prêmio especial do júri: Em Teu Nome, de Paulo Nascimento
Melhor diretor: Vicent Carelli, Corumbiara, e Paulo Nascimento, Em Teu Nome
Melhor ator: Leonardo Machado, Em Teu Nome
Melhor atriz: Vivianne Pasmanter, Quase um Tango...
Melhor roteiro: Sérgio Silva, Quase um Tango...
Melhor fotografia: Kátia Coelho, Corpos Celestes

Longa-metragem latino
Melhor filme: A Teta Assustada
Prêmio especial do júri: La Próxima Estación, de Fernando Solanas
Melhor diretor: Claudia Llosa, A Teta Assustada
Melhor ator: Horacio Camandule, Gigante, e Matías Maldonado, Nochebuena
Melhor atriz: Magaly Solier, A Teta Assustada
Melhor roteiro: Adrian Biniez, Gigante
Melhor fotografia: Guillermo Nieto, Lluvia

Curta-metragem brasileiro
Melhor filme: Teresa, de Paula Szutan e Renata Terra
Prêmio especial do júri: Olhos de Ressaca, de Petra Costa
Melhor diretor: Paula Szutan e Renata Terra, Teresa
Melhor ator: Miguel Ramos, A Invasão do Alegrete
Melhor atriz: Juliana Carneiro da Cunha, O Teu Sorriso
Melhor roteiro: Davi Pires e Diego Müller, A Invasão do Alegrete
Melhor fotografia: André Luiz de Luiz, Ernesto no País do Futebol

Prêmio do Júri Popular
Melhor longa-metragem brasileiro: Corumbiara, de Vincent Carelli
Melhor longa-metragem latino: Lluvia, de Paula Hernández
Melhor curta-metragem: Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas

Prêmio da Crítica
Melhor longa-metragem brasileiro: Canção de Baal, de Helena Ignez
Melhor longa-metragem latino: Gigante, de Adrian Biniez
Melhor curta-metragem brasileiro: O Teu Sorriso, de Pedro Freire

Prêmio Canal Brasil de aquisição : O Teu Sorriso, de Pedro Freire

Troféu Cidade de Gramado

Longa-metragem brasileiro
Melhor filme (júri dos estudantes de cinema): Corumbiara, de Vincent Carelli
Melhor trilha musical: André Trento e Renato Muller, Em Teu Nome
Melhor montagem: Mari Corrêa, Corumbiara
Melhor direção de arte: Fábio Delduque, Canção de Baal

Longa-metragem estrangeiro (júri dos estudantes de cinema): A Teta Assustada

Curta-metragem brasileiro
Melhor filme (júri dos estudantes de cinema): Olhos de Ressaca, de Petra Costa
Melhor trilha musical: Leonardo Mendes, Josué e o Pé de Macaxeira
Melhor montagem: Gustavo Ribeiro, Teresa
Melhor direção de arte: Diogo Viegas, Josué e o Pé de Macaxeira

Leia as últimas notícias do Festival de Gramado

    Leia tudo sobre: festival de gramado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG