A América tem uma força misteriosa para renascer , diz Werner Herzog - Cinema - iG" /

A América tem uma força misteriosa para renascer , diz Werner Herzog

VENEZA ¿ A sala no Palazzo del Casinò estava absolutamente lotada para a coletiva de imprensa do filme ¿The Bad Lieutenant ¿ Port of Call: New Orleans¿, no início da tarde desta sexta-feira (04) , em Veneza. Os atores Nicolas Cage e Eva Mendes e o cineasta Werner Herzog compuseram a mesa e foram bastante aplaudidos pelos jornalistas.

Mariane Morisawa, enviada especial a Veneza |

AFP

Nicolas Cage, Eva Mendes e o diretor alemão Werner Herzog no Festival de Veneza

O diretor fugiu da polêmica com Abel Ferrara, que filmou a primeira versão de The Bad Lieutenant, em 1992, e andou criticando Herzog pelo remake. Não vi o filme do Abel Ferrara. Um dia vamos falar disso, tomando uma garrafa de uísque, disse o alemão. Mais tarde, ele voltou a repetir, após uma pergunta sobre o mesmo diretor: Não posso ajudar você com Abel Ferrara, não sei quem ele é e não vi nenhum de seus filmes.

Ao contrário de seu protagonista, o tenente que não para de usar crack e heroína, Herzog afirmou que drogas não fazem parte de sua vida. Eu nunca tomei droga nenhuma, nem experimentei. Não gosto da cultura das drogas, disse. Nicolas Cage comparou o trabalho neste filme e em Despedida em Las Vegas, no qual vivia um alcoólatra.

Eu acho que a outra tinha uma inspiração mais realista, eu bebia e via como me afetava. Aqui foi mais impressionista, eu me inspirei na paisagem e me lembrei de experiências passadas ¿ tive experiências com algumas substâncias, mas não uso drogas. Tive de buscar no passado, coisa de décadas atrás, afirmou. Indagado se tinha tido alguma dificuldade em compor o personagem, ele elogiou Herzog: Não é difícil se você tem um bom diretor. Eva Mendes acrescentou: Não é difícil se você é Nicolas Cage.

Werner Herzog, que hoje mora em Los Angeles, disse que os Estados Unidos pós-11 de Setembro mudaram, mas isso não o preocupa. Claro que a América mudou depois dos ataques ao World Trade Center, mas ela sempre tem a força misteriosa para renascer. Depois do McCarthy veio o Kennedy. Depois de George W. Bush, Obama. Eu gosto dos Estados Unidos por causa dessa qualidade, afirmou.

The Bad Lieutenant foi rodado em Nova Orleans, e o cineasta contou que gosta de ir a lugares bem diferentes para filmar. Eu sou um homem curioso, iria a qualquer lugar para fazer um filme. Se pudesse, seria um astronauta para filmar no espaço. Eu gosto de procurar os lugares mais maravilhosos neste planeta. Ele negou que haja mensagens no longa-metragem ¿ mensagens são para a Federal Express e a UPS, brincou ¿ e afirmou que este é um filme de público, espero que muitos jovens vejam.

Leia as últimas notícias do Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de venezanicolas cagewerner herzog

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG