Prefeito de Verona responde a acusações de filme romeno

VERONA ¿ O prefeito de Verona, Flavio Tosi, destacou hoje a boa relação que a cidade italiana tem com cidadãos romenos, respondendo às acusações presentes no filme Francesca, que foi exibido a jornalistas no 66º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Agência Ansa |

Dirigido pelo romeno Bobby Paunescu, o longa destaca temas contemporâneos, como os estereótipos que muitas vezes condicionam as relações entre italianos e estrangeiros.

"Os romenos de Verona são bem-vindos, quem não sabe disso é o senhor Paunescu, vítima, talvez, dos preconceitos que seu filme quer combater", criticou o prefeito.

A obra cinematográfica começa insultando políticos italianos, como Tosi e a deputada Alessandra Mussolini, com frases do tipo "prefeito de Verona de merda" e "Mussolini é uma puta que quer matar todos os romenos".

O enredo da produção narra o sonho de uma professora de Bucareste que deseja abrir na uma escola infantil para os filhos de imigrantes Itália, para "transformar a percepção" que os italianos têm dos romenos.

Em resposta, Tosi citou também uma carta que recebeu consulado romeno em Milão, que comunicava que o governo do país tinha concordado em comprar um terreno na cidade para construir um Centro Cultural Romeno.

"O fato é que nesta cidade o clima para os nossos conterrâneos é acolhedor e tranquilo, e não xenófobo. Certamente, é a expressão da boa estratégica de integração cultural e social desenvolvidas pelas autoridades locais", diz o documento, segundo o prefeito.

"Queremos que o futuro Centro Cultural seja um dom à cidade da parte dos romanos que vivem em Verona", detalha a carta, que também envia cumprimentos do ministro romeno das Relações Exteriores, Cristian Diaconescu.

Por outro lado, a produção do cineasta romeno, que aborda os estereótipos italiano e romeno, o preconceito e outras problemáticas contemporâneas, agradou aos jornalistas presentes no evento, que vai até o próximo dia 12.

Leia as últimas notícias do Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG