Os dez magos mais legais do cinema

Estreia de O Aprendiz de Feiticeiro traz a tona lista com figuras que fizeram história nos cinemas

Guss de Lucca, iG São Paulo |

Divulgação
Nicolas Cage interpreta o mago Balthazar Blake em cena da aventura O Aprendiz de Feiticeiro
Depois da adaptação do game Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo , o Walt Disney Studios em conjunto com o produtor Jerry Bruckheimer retoma a tentativa de emplacar uma nova franquia de sucesso com o longa-metragem O Aprendiz de Feiticeiro , que estreia nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (13.08).

Se na aventura das Arábias o peso do protagonista ficou nas costas do pouco inspirado Jake Gyllenhaal , agora é o ator Nicolas Cage quem luta pela mitificação do feiticeiro Balthazar Blake aos moldes do que ocorreu com o pirata Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp na série Piratas do Caribe .

Com o papel do bruxo veterano que procura por um sucessor na cidade de Nova York, Cage entra para uma vasta galeria de magos e feiticeiros que encantaram e assustaram gerações nas salas de cinema. E para celebrar a ocasião, recordamos alguns desses curiosos personagens em uma lista curiosa.

Divulgação
O picareta professor Marvel, ou O Mágico de Oz (Frank Morgan) e o empresário circense Dr. Lao (Tony Randall)
O Mágico de Oz ( O Mágico de Oz )

Por mais curioso que possa parecer, o primeiro mago da lista não era um mago de verdade, mas na um charlatão chamado professor Marvel - e também conhecido como O Mágico de Oz. É ele quem engana toda população do mundo de Oz e sua notória turista, Dorothy, interpretando o papel de um poderoso feiticeiro. Por sorte, sua perspicácia foi mais eficiente do que qualquer magia e conseguiu ajudar a jovem a retornar para sua casa.

Dr. Lao ( As Sete Faces do Dr. Lao )

Nascido na província de Panohai, esse longevo empresário circense, que de acordo com suas próprias palavras tem 7.322 anos de idade, abalou as estruturas da cidade de Abalone, no estado do Arizona, com a chegada de seu espetáculo, onde o próprio feiticeiro transforma-se nas mais diversas atrações, como o mago Merlin, o deus Pan, o vidente Apolonio of Tyanaa e a temida Medusa.

Divulgação
Os dois magos mais famosos do século 21: Gandalf (Ian McKellen) e Albus Dumbledore (Michael Gambon)
Gandalf, o Cinzento ( Senhor dos Anéis )

Muito provavelmente o mago mais conhecido da literatura do século 20, Gandalf, o Cinzento, ganhou uma versão cinematográfica com a adaptação da trilogia O Senhor dos Anéis . Um típico bon vivant , esse velho feiticeiro começa a aventura festejando e fumando a erva dos hobbits em seu cachimbo, mas por conta de um anel - aliás, do Um Anel - ele acaba transformando-se em Gandalf, o Branco, uma versão mais sábia, poderosa e chata de si mesmo.

Albus Dumbledore ( Harry Potter )

Albus Dumbledore, cujo nome completo é nada menos que lvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore, é um mago de diversas realizações e responsabilidades. É ele quem dirige a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, além de ter fundado a misteriosa Ordem da Fênix. Mentor do jovem Harry Potter, Dumbledore tem paixão por doces e divide com Gandalf o posto de mago mais pop do mundo na atualidade.

Divulgação
Dois magos de peso das animações: a versão da Disney para o famoso Merlin e o vilão das Arábias Jafar
Merlin ( A Espada era a Lei )

A Walt Disney foi feliz quando resolveu criar sua versão do famosos mago Merlin na animação A Espada era a Lei . Nela o bom feiticeiro toma para si a responsabilidade de treinar o jovem Arthur, que viria a se tornar o novo rei da Inglaterra. Para tanto ele transforma o rapaz em peixe, esquilo e pássaro, e arma uma enorme confusão ao encantar a cozinha do castelo que o jovem precisava limpar, além de protagonizar um duelo de magia com a bruxa Madame Min.

Jafar ( Aladdin )

Vizir real de Agrabah, Jafar tem como principal objetivo derrubar o sultão e tomar o poder para si. Para tanto, ele precisa da tal lâmpada do gênio, pois como feiticeiro Jafar não passa de um notável alquimista, utilizando truques de hipnose e poções para alcançar seus objetivos. O chapéu imponente e a barbicha completam o visual vilanesco desse divertido personagem da Disney.

Divulgação
Uma dupla de vilões que marcou os anos 1980: Jareth, o Rei Goblin (David Bowie) e Lo Pan (James Hong)
Jareth, o Rei dos Duendes ( Labirinto - A Magia do Tempo )

Talvez um dos mais populares feiticeiros da década de 1980, Jareth montou um esquema maligno para transformar o irmão mais novo da jovem Sara em um de seus duendes - atitude com o único propósito de perturbar a mocinha, afinal, ele vive cercado por dezenas de criaturinhas pedantes. Ao contrário dos outros feiticeiros da lista, Jareth gosta de cantar nas horas vagas, ao mesmo tempo em que brinca com suas bolas de cristal. Quanto ao cabelo: sem comentários.

Lo Pan ( Os Aventureiros do Bairro Proibido )

Outro mago que fez história nos anos 80, Lo Pan é um feiticeiro poderoso que acabou aprisionado por um deus no corpo de um velho. Auxiliado por capangas poderosos de chapéus engraçados, é ele quem comanda o submundo do crime no bairro de Chinatown, em São Francisco. Apesar do visual imponente e dos diversos poderes, Lo Pan acaba perdendo para uma simples faca.

Divulgação
O assustador Tim (John Cleese) e o conselheiro High Aldwin (Billy Barty): apenas pequenas participações
Tim ( Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado )

Apesar de fazer apenas uma ponta, o bruxo Tim acaba sendo essencial ao Rei Arthur na busca pelo Cálice Sagrado. É ele quem ajuda o monarca e seus cavaleiros a encontrar a caverna onde supostamente se encontra o Graal. Porém, antes todos são obrigados a assisti-lo explodir pedras e montanhas em efeitos especiais dignos da trupe de humoristas britânicos Monty Python.

High Aldwin ( Willow - Na Terra da Magia )

Aldwin é a maior autoridade mágica no mundo criado por George Lucas que, não por acidente, lembra muito a obra O Senhor dos Anéis , de JRR Tolkien. Malandro como todo mago aclamado pode ser, ele prefere enviar o aprendiz Willow para a jornada cheia de perigos e esperá-lo voltar para aí, quem sabe, ensiná-lo algo melhor do que a resposta de uma charada.

    Leia tudo sobre: O Aprendiz de Feiticeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG