"Os 3" reflete universo jovem e mundo dos reality shows

Triângulo amoroso entre uma garota e dois rapazes foi dirigido pelo publicitário Nando Olival

Marco Tomazoni, enviado a Paulínia |

Exibido na noite de segunda-feira (11) no Paulínia Festival de Cinema 2011, "Os 3" fala do universo jovem – não adolescente – de modo inusitado. Dirigido pelo publicitário Nando Olival, em seu primeiro longa-metragem solo depois de "Domésticas" (2001), que dividiu com Fernando Meirelles, o filme enverada pelo universo dos reality shows e propõe, por tabela, um debate sobre o formato.

Divulgação
Juliana Schalch, Victor Mendes e Gabriel Godoy, os protagonistas de "Os 3"
O roteiro escrito por Olival e Thiago Dottori ("Vips") conta a história de três amigos, Camila (Juliana Schalch), Cazé (Gabriel Godoy) e Rafael (Victor Mendes) que se encontram numa festa, recém chegados a São Paulo, e resolvem morar dividir um apartamento ao longo da faculdade. Tornam-se inseperavéis e, eventualmente, apaixonam-se um pelo outro. A regra, porém, era clara: para que a convivência fosse possível, nada poderia rolar entre eles. O que, evidentemente, não acontece e a temperatura sobe.

Divulgação/Agência Foto
O diretor Nando Olival com o elenco no palco de Paulínia
Em entrevista em Paulínia, Olival – também diretor do curta-metragem "Eduardo e Mônica", baseado na música da Legião Urbana – disse que um dos maiores desafios do projeto foi encontrar o elenco principal. "Demorou muito tempo, porque a química dos três precisava ser perfeita, não importava cada ator individualmente."

No fim da faculdade de comunicação, prestes a se separar, o trio apresenta um trabalho que mistura reality-show com vendas online: o público acompanharia na internet o cotidiano das pessoas num apartamento e poderia comprar todos os produtos espalhados por ali. Um empresário que assistia à aula se interessa e implanta a ideia na casa dos três – câmeras por todos os lados, eletrodomésticos e móveis novos disponíveis a um clique.

Apesar do enfoque moderno, não é possível como esconder ecos de "Jules e Jim - Uma Mulher para Dois", clássico do gênero de 1962, dirigido por François Truffaut, e de "Três Formas de Amar" (94), adaptação do impasse para a década de noventa. Há até uma rápida citação a uma cena de "Bande à Part" (64), de Jean-Luc Godard, atualizada depois por Bernardo Bertolucci em "Os Sonhadores" (2003).

A trama começa a ficar interessante quando se instala a tensão do triângulo amoroso e os três resolvem brincar de novela diante da plateia na web: inventam que todos se relacionam – garota com garotos, garoto com garoto – e criam cenas para apimentar o cotidiano na casa. Eventualmente, as barreiras entre realidade e ficção ficam nebulosas.

Dottori contou que a ideia partiu dos reality shows verdadeiros, que precisam de conflito e emoções fortes para mobilizar o espectador. "O reality show se baseia em conceitos de dramaturgia, ao fazer uso do posicionamento das câmeras, da edição. A partir disso, essa discussão surgiu de forma muito natural."

nullMesmo assim, o roteirista defendeu que o programa é apenas pano de fundo para a relação entre os personagens, que era o que interessava aos realizadores. Olival há tempos planejava falar do universo jovem contemporâneo, da linguagem e profusão de sentimentos que surgem quando se sai de casa, vai morar junto, descobre o amor. Ao invés da pesquisa, no entanto, o cineasta se baseou nas experiências próprias. "Sempre tivemos a impressão de que estávamos falando de um universo que tínhamos vivido, das quatro palavras que abrem o filme – amizade, amor, paixão, tesão."

"Os 3" foi filmado de forma independente, tanto que o prédio que serviu como locação era polivalente: no andar de cima, o apartamento onde moravam os atores; embaixo, a base de produção da equipe e estúdio de montagem. Depois de concluído, o filme foi comprado pela Warner Bros, que entrou como distribuidora e coprodutora do projeto. A estreia está prevista para 4 de novembro, em circuito limitado.

* O repórter viajou a convite do festival

    Leia tudo sobre: paulíniaos 3nando olival

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG