Os 20 filmes mais aguardados de 2012

Conclusão da trilogia "Batman", estreia de "Os Vingadores" e primeira parte de "O Hobbit" estão na lista

iG São Paulo |

2012 tem potencial para ser um ano agitado nos cinemas. Entre as principais estreias estão filmes com potencial para integrar a lista dos que bateram a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria, como "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e "O Hobbit - Uma Jornada Inesperada" (ambos ligados a produções que já integram a lista ), e os blockbusters de super-heróis "Os Vingadores" e "O Espetacular Homem-Aranha" .

Além disso, o ano tradicionalmente começa com lançamentos cotados para o Oscar , cuja cerimônia de entrega acontece 26 de fevereiro de 2012, em Los Angeles. A primeira leva na corrida pelas estatuetas tem "A Invenção de Hugo Cabret" , de Martin Scorsese, "J. Edgar" , de Clint Eastwood, e "Os Descendentes" , de Alexander Payne.

Entre os cults os destaques vão para "Drive" , mistura de drama e ação estrelada por Ryan Gosling, o drama sexual "Shame" , protagonizado por Michael Fassbender e "Carnage" , primeiro filme de Roman Polanski após seu período em prisão domiciliar.

Na esfera do cinema nacional, a expectativa fica por conta de "Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios" , que rendeu o prêmio de melhor atriz a Camila Pitanga no Festival do Rio , e de "Xingu" , que retrata a saga dos irmãos Villas Bôas, idealizadores da reserva indígena.

Getty Images
Rooney Mara como a detetive da nova versão de "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"
Apesar de não figurar entre as produções brasileiras, o drama "360" traz o cineasta Fernando Meirelles no comando de estrelas internacionais como Jude Law, Anthony Hopkins e Rachel Weisz. Na trama, as implicações que ocorrem quando pessoas de classes sociais diferentes se envolvem fisicamente.

Siga o iG Cultura no Twitter

Como ocorre há alguns anos, celebridades também ganham suas versões cinematográficas em 2012. Enquanto a atriz Meryl Streep encarna a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em "A Dama de Ferro" , Michelle Williams faz a musa do cinema Marilyn Monroe em "My Week With Marilyn" .

Ainda na seara dos personagens históricos, os atores Viggo Mortensen e Michael Fassbender interpretam os psicanalistas Sigmund Freud e Carl Jung em "Um Método Perigoso" .

Dois destaques da lista de adaptações literárias são "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" , de David Fincher, que tem como base o romance homônimo do autor sueco Stieg Larsson ( já adaptado pelo cinema sueco ), e "John Carter", produção da Disney baseado na ficção "Uma Princesa de Marte", de Edgar Rice Burroughs.

Dos quadrinhos vem "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne" , longa-metragem animado que se baseia na série belga de HQs criada por Hergé. Na direção e produção da animação estão Steven Spielberg e Peter Jackson, respectivamente.

Leia também: "Jogos Vorazes" é o filme mais aguardado de 2012 para internautas nos EUA

"Cloud Atlas", dos irmãos Andy Wachowski e Lana Wachowski, criadores da série "Matrix", deve chamar a atenção pelo elenco estrelado. Entre os confirmados na trama, que retrata histórias passadas em tempos diferentes que acabam se cruzando, estão Tom Hanks e Halle Berry.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG