O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus é um prato parrudo no banquete visual do cineasta" / O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus é um prato parrudo no banquete visual do cineasta" /

O mundo imaginário de Terry Gilliam

Último filme de Heath Ledger, O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus é um prato parrudo no banquete visual do cineasta

Guss de Lucca, iG São Paulo |

Divulgação
Heath Ledger e o espelho mágico de O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus é um filme de Terry Gilliam. Se isso não diz nada para você, é importante conhecer um pouco da história do cineasta antes de se aventurar naquele que ficou conhecido como o último trabalho do ator Heath Ledger - morto antes do término das filmagens.

Gilliam é um dos seis integrantes da trupe de humoristas Monty Python , o único que raramente aparecia na tela, pois era o responsável pelas animações da série. Extremamente visual, com o fim do programa passou a dedicar-se aos filmes, em sua maioria produções com histórias fantásticas e cenários curiosos - Brazil - O Filme , As Aventuras do Barão Munchausen e Os Irmãos Grimm são bons exemplos de seu estilo peculiar.

Conhecer as antigas produções de Gilliam é importante para saber o que esperar de O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus , talvez a mais gráfica de suas histórias - muito por causa da atual facilidade para criar ambientes impressionantes utilizando efeitos em computação gráfica.

Na trama o doutor Parnassus (Christopher Plummer), dirigente de uma companhia teatral, precisa encarar a realidade e entregar sua filha ao Diabo, também conhecido por senhor Nick (Tom Waits), como pagamento de uma aposta feita séculos atrás.

Divulgação
Christopher Plummer e Tom Waits interpretam os rivais doutor Parnassus e senhor Nick
A chance de salvar a jovem Valentina (Lily Cole) surge após uma renegociação da dívida, onde o senhor Nick aceita desistir se Parnassus conseguir seduzir cinco almas antes dele. O instrumento utilizado na disputa é um espelho misterioso, onde a imaginação daqueles que se aventuram ganha vida em projeções impressionantes.

Apimentando a aposta surge o vigarista Anthony Shepherd (Heath Ledger), que apesar da índole duvidosa, resolve ajudar o doutor na luta pela alma de sua única filha - e vale ressaltar que o teor fantástico da história faz com que a substituição de Ledger pelos atores Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law pareça prevista no roteiro original, não atrapalhando o filme em nada.

Como ocorre com frequência na filmografia do diretor, a história é muitas vezes engolida por seu visual, e O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus não foge à regra. Mas isso não invalida o longa-metragem, que tem como ponto forte as divertidas aproximações do senhor Nick - o diabo mais consciente de seu papel que o cinema já viu.

Assista ao trailer do filme:

    Leia tudo sobre: Doutor ParnassusTerry GilliamHeath Ledger

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG