Mostra itinerante de curtas reúne 39 títulos em SP

Temas atuais de 19 países da América Latina são abordados em festival

AE |

selo

Dois jovens peruanos apaixonados se abraçam e trocam beijos ardentemente. O clima esquenta. O rapaz, Pedro, está ansioso pela primeira noite com a amada, Carmen. Ela responde dizendo que, como ele, anseia por aquele momento. "Minha primeira vez", diz ela. O jovem se assusta e ela continua: "Minha primeira vez com você". As palavras chegam azedas aos ouvidos dele. O clima de romance se perde e o rapaz se propõe a descobrir com quantos outros chicos a namorada já esteve: um, dois, três... sete?

A relação entre o casal se estremece por conta do machismo exagerado do namorado, que não consegue aceitar que a moça já esteve com outros homens. "Esse assunto é muito recorrente aqui em Lima", explica Roberto Barba, cinegrafista e produtor peruano, de 39 anos. La Primera Vez é seu terceiro curta-metragem, filmado em abril de 2008. Este é apenas um dos 39 curtas selecionados para o 1º Festival Itinerante de Curtas Latinos, que começa hoje, às 18h, no Espaço Unibanco.

Temas atuais de 19 países da América Latina são abordados - tem um curta até do Belize, localizado na América Central. "Foi mais de um ano e meio de trabalho intenso", conta a curadora do festival, Priscila Miranda, de 29 anos. Cinéfila e dona de uma produtora, a Tucuman Filmes, Priscila conta que sua paixão por cinema argentino a ajudou ter contato com o material de outros países latinos. "Ficava incomodada com a pouca divulgação do trabalho deles", defende.

O "itinerante" no nome do evento não está lá por acaso. Sua estreia foi em grande estilo: de 2 a 6 de fevereiro, os curtas latinos estiveram em exposição na cidadela de Clermont-Ferrand, na França, enquanto acontecia o festival de curta-metragens que leva o nome da cidade e um dos mais importantes do mundo no gênero.

Até quinta-feira, o festival fica em São Paulo; depois, segue para o Rio de Janeiro (de 16 a 19 de agosto). Em outubro, o evento será levado à Guatemala. "A ideia é expor esses curtas até o fim do ano. Depois faremos outro festival", explica Priscila. "As inscrições estão abertas. Recebi 25 curtas para a segunda edição", completa.

1º Festival Itinerante de Curtas Latinos . Espaço Unibanco de Cinema. Rua Augusta, 1.475, Cerqueira César. Tel. (011) 3288-6780/3287-5590. Até quinta-feira. Sessões às 18h. Preço: R$ 5.

    Leia tudo sobre: Cinemacurtas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG