"Microfone" abre Mostra Mundo Árabe de Cinema em São Paulo

Evento acontece até dia 29 de junho com filmes de nove países na programação

Agência Estado |

Divulgação
Cena de "Microfone", que abre a mostra
No fim do ano passado um movimento popular na Tunísia derrubou o ditador Zine El Abidine Ben Ali, que ficou 23 anos no poder, e deu início à chamada Primavera Árabe. É com esse espírito que começa hoje, no Cine Sesc, às 20h, a 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com a exibição do longa "Microfone". O evento vai até o dia 29 e também terá exibições no Centro Cultural São Paulo, na Cinemateca Brasileira e na Matilha Cultural. A programação completa pode ser vista no site oficial .

Foram selecionados filmes de nove países: Argélia, Egito, Emirados Árabes, Iraque, Jordânia, Líbano, Marrocos, Palestina e Tunísia. A curadoria deste ano será feita pela brasileira Nagila Guimarães e pela tunisiana Dora Bouchoucha. A tunisiana é produtora de filmes e preside o Fonds Sud Cinéma, além de ser consultora do Festival de Veneza.

De acordo com Soraya Smaili, diretora científica e de cultura do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), que promove a mostra, a escolha de Dora para a curadoria é importante porque foi na Tunísia onde começaram os movimentos por mudanças sociais e políticas. "São filmes que mostram a realidade política e social dos árabes", diz Soraya. "Os longas mostram também que a realidade do mundo árabe não é diferente da do Brasil. Lá, assim como aqui, existem sérios problemas como pobreza, falta de perspectivas de trabalho e educação".

Dentre os destaques da mostra estão "Segredos Enterrados", da tunisiana Raja Amari, e "Filho da Babilônia", de Mohammed Al-Darraji. O primeiro fechará a mostra no dia 29, às 20h, na Cinemateca, e contará com a participação da diretora para um bate-papo com os espectadores. "Filho da Babilônia", drama que se passa no Iraque após a queda do ditador Saddam Hussein, conta a história de um garoto que procura o pai, preso pelo partido Baath. 

    Leia tudo sobre: mostracinema árabe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG