Martin Freeman será Bilbo Bolseiro em "O Hobbit"

Volta de Peter Jackson ao mundo de "O Senhor do Anéis" enfrenta problemas com sindicatos na Nova Zelândia

Reuters |

Getty Images
Martin Freeman: em breve, um hobbit
O ator inglês Martin Freeman, mais conhecido por estrelar a série de comédia britânica "The Office", interpretará o heróico Bilbo Bolseiro na versão de Hollywood para "O Hobbit", anunciaram os produtores do projeto.

O anúncio da escolha de Freeman, ao lado de oito atores desconhecidos, ocorre em meio a especulações de que uma disputa sindical fará com que a adaptação do diretor Peter Jackson do clássico de J.R.R. Tolkien seja filmada fora da Nova Zelândia, onde foi gravada a trilogia "O Senhor dos Anéis", também de Tolkien.

Nas últimas semanas, sindicatos representando atores fizeram um boicote ao filme, tentando forçar a Warner Bros. e a Wingnut Films, de Jackson, a negociar com eles sobre a contratação de atores independentes. A Warner Bros. disse na quinta-feira que as ações do sindicato tinham "nos forçado a considerar outras locações de filmagem pela primeira vez. Diferentes locações estão sendo consideradas".

Embora o boicote tenha sido retirado por importantes sindicados, como o Screen Actors Guild, de Hollywood, a Warner Bros. disse que estava esperando a mesma posição de sindicatos locais na Nova Zelândia e na Austrália.

A situação é tão grave na Nova Zelândia que trabalhadores do setor não sindicalizados foram às ruas pedindo que a produção de 500 milhões de dólares ficasse no país. O primeiro-ministro neozelandês, John Key, disse que está preparado para conversar com executivos dos estúdios quando eles forem à Nova Zelândia, na próxima semana.

O anúncio da seleção de atores da Warner Bros. não trouxe resultados positivos para a resolução da polêmica. A Grã-Bretanha surgiu como primeira alternativa para a filmagem dos dois filmes "O Hobbit", que são um complemento do sucesso "O Senhor dos Anéis", com os personagens em uma idade mais jovem. Canadá, Austrália e República Tcheca também foram citados como possíveis locações.

Mas pelo menos a Terra Média, onde se passam os filmes, já tem alguns habitantes. Jackson afirmou que Freeman, de 39 anos, ("O Guia dos Mochileiros das Galáxias" e "Chumbo Grosso") nasceu para interpretar Bilbo Bolseiro. "Ele é inteligente, engraçado, surpreendente e corajoso, exatamente como Bilbo, e fico muito orgulhoso em anunciar que ele é o nosso Hobbit", afirmou Jackson em comunicado.

O ator britânico Ian Holm interpretou o ancião Bilbo Bolseiro no primeiro e terceiro filmes da trilogia "O Senhor dos Anéis", que arrecadou quase três bilhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo.

Os dois filmes de "O Hobbit" devem ser lançados em dezembro de 2012 e dezembro de 2013.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG