"Lula, O Filho do Brasil" vai representar o Brasil no Oscar 2011

Longa disputará vaga entre os cinco indicados a melhor filme estrangeiro

iG São Paulo | 23/09/2010 12:32

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

O longa-metragem "Lula - O Filho do Brasil" foi anunciado nesta quinta-feira (23), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, como representante do Brasil na corrida por uma vaga na categoria de filme estrangeiro da próxima edição do Oscar, a maior festa do cinema norte-americano.

O representante brasileiro foi escolhido por uma comissão formada por nove especialistas, indicados pelo Ministério da Cultura e pela Academia Brasileira de Cinema. No total, 23 filmes se inscreveram em busca da vaga.

"Lula - O Filho do Brasil" foi dirigido por Fábio Barreto, que já concorreu ao Oscar de filme estrangeiro em 1996 com "O Quatrilho". Lançado em janeiro deste ano, conta a história do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Barreto sofreu um grave acidente automobilístico no final do ano passado, pouco antes do lançamento do filme. Ele dirigia, quando capotou várias vezes, na saída do Túnel Velho, em Botafogo. O carro despencou de uma altura de quatro metros e o diretor sofreu traumatismo craniano. Ele recebeu alta em maio deste ano para continuar o tratamento em casa, mas continua em coma.

O presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias, já havia afirmado que o critério para eleger o brasileiro no Oscar não seria qualidade ou bilheteria, mas sim a "cara" de Oscar.

Enquete

Você concorda com a escolha de "Lula - O Filho do Brasil" para representar o Brasil no Oscar?

Sim

24%
Porcentagem

Não

76%
Porcentagem

"Qualquer filme que fosse mandado para lá teria qualidades para concorrer. Outra coisa é analisar quais são os filmes brasileiros escolhidos nos outros anos, com que frequência determinados filmes são vencedores, qual é o tema, qual deles teria mais condições do que o eleito no ano anterior. São muitas variáveis", explicou.

A comissão foi composta por Cássio Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Cakoff, Tata Amaral, Mariza Leão e o próprio Roberto Farias.

Segundo Farias, "Lula - o Filho do Brasil" foi escolhido por unanimidade pela Comissão. Ele afirmou que o filme "parece ser o mais indicado por mostrar a história de centenas de milhares de brasileiros, não apenas do presidente". "Outro critério é que Lula é uma personalidade não apenas no Brasil, mas também lá fora", completou.

Marisa Leão, membro da comissão, negou que a escolha de "Lula - O Filho do Brasil" seja política. "Nosso partido é o cinema brasileiro", declarou.

Foto: Divulgação

O diretor Fábio Barreto, que continua em coma, e Rui Ricardo Diaz no set de filmagem

O filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2011 vai disputar com outros de mais de 95 países a chance de estar entre os cinco finalistas na categoria de melhor filme em língua estrangeira. A lista dos indicados será divulgada no dia 25 de janeiro. A cerimônia de premiação, por sua vez, acontece em 27 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles.

Em toda a história, apenas quatro filmes foram indicados ao Oscar de filme estrangeiro, e nenhum deles venceu: "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso, Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999).

"Cidade de Deus" não conseguiu uma vaga entre os indicados a filme estrangeiro em 2003, mas no ano seguinte concorreu a quatro estatuetas: direção, roteiro adaptado, fotografia e montagem.

Nos últimos anos, os escolhidos pelo Brasil para disputar uma indicação foram "Salve Geral" (2010), "Última Parada 174" (2009), "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (2008), "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2007) e "2 Filhos de Francisco" (2006).

Em eleição realizada pelo Ministério da Cultura, o favorito do público foi "Nosso Lar". A produção teve 70% dos votos, seguida de "Chico Xavier" (12%), "Os Famosos e os Duendes da Morte" (8%), "O Grão" (2%) e "Antes que o Mundo Acabe" (2%).

E você, concorda com a escolha de "Lula - O Filho do Brasil"? Participe votando na enquete ao lado.

Assista ao trailer de "Lula - O Filho do Brasil":

 

    Notícias Relacionadas



    Previsão do Tempo

    CLIMATEMPO

    Previsão Completa

    • Hoje
    • Amanhã

    Trânsito Agora

    INDICADORES ECONÔMICOS

    Câmbio

    moeda compra venda var. %

    Bolsa de Valores

    indice data ultimo var. %
    • Fonte: Thomson Reuters
    Ver de novo