Judi Dench recebe prêmio em festival na República Tcheca

Atriz britânica foi homenageada junto com o músico Goran Bregovic por sua contribuição ao cinema

EFE |

Getty Images
Judi Dench
A atriz britânica Judi Dench, vencedora de um Oscar, e o músico sérvio Goran Bregovic foram homenageados no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, realizado até 9 de julho na República Tcheca.

O último filme de Dench, "Jane Eyre", do diretor Cary Joji Fukunaga, foi escolhido para abrir na sexta-feira (01) o festival tcheco, especializado na cinematografia da Europa do Leste. "Acho que todos os prêmios não são só uma surpresa, mas um grande honra", indicou a atriz de 76 anos ao receber o Globo de Cristal por suas contribuições ao cinema.

A atriz garantiu que não tinha visto ainda seu último trabalho porque prefere deixar passar um tempo para processar os papéis que atua. "Não vi ainda 'Jane Eyre'. Em algum momento vou assistí-lo, mas só quando houver um pouco mais de espaço entre minha pessoa e o que fiz", disse, segundo informou ao festival.

O músico Goran Bregovic recebeu o "Festival President's Award" por sua contribuição para o desenvolvimento do cinema graças a trilhas sonoras como "O Tempo dos Ciganos", de Emir Kusturica, e "A Rainha Margot", de Patrice Chéreau.

"Houve um período no qual trabalhava em filmes, mas, honestamente, não me considero um bom compositor de trilhas sonoras. Além disso não há bons filmes. É preciso ir cem vezes ao cinema para ver uma decente", observou o músico bósnio nesta segunda-feira (04) à Rádio Praga.

No total, 180 longas-metragens, incluindo 54 estreias, serão projetados nesta 46ª edição do evento, dos quais 12 concorrerão na seção oficial pelo Globo de Cristal.

    Leia tudo sobre: cinema europeujudi dench

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG