Italiana Margherita Buy é aposta para melhor atriz em Veneza

VENEZA ¿ A atriz italiana Margherita Buy impressionou a crítica no Festival de Cinema de Veneza, e muitos a vêem como candidata ao prêmio de melhor atriz por sua atuação contundente como mãe solteira que tem um bebê prematuro.

Reuters |

AFP

Margherita Buy em Veneza

"Lo Spazio Bianco" ("White Space"), da diretora italiana Francesca Comencini, conta a história de Maria, professora napolitana de 42 anos que engravida após um relacionamento breve. Quando sua filha nasce aos seis meses apenas de gravidez, Maria é obrigada a passar todos os dias na UTI neonatal, ao lado da incubadora, para ver se ela sobrevive.

Os jornais italianos foram unânimes nos elogios a Buy, dizendo que ela merece o prêmio Coppa Volpi de melhor atriz. A Variety diz que o filme é a melhor performance de Buy até agora.

"Nunca ganhei o prêmio. Eu ficaria muito feliz pelo filme; sei que o ajudaria também no exterior, e o filme merece ser visto em outros países. Seria uma grande ajuda para o filme, e eu também gostaria muito", disse à Reuters a atriz, conhecida por ser tímida.

Além de focar a longa e dolorosa espera de Maria, o filme trata de temas mais amplos que incluem a legislação sobre o aborto, a relação entre pacientes e médicos e a burocracia sufocante da Itália.

Em um momento Maria vai ao cartório para fazer o registro de nascimento de sua filha, mas desiste quando um funcionário lhe informa que, por não ter marido, ela precisa preencher um formulário especial para bebês ilegítimos.

"A burocracia e às vezes as leis estão ultrapassadas em comparação com a realidade sociológica das famílias italianas", disse Comencini em entrevista.

Margherita Buy disse que teve uma experiência semelhante depois de dar à luz a sua própria filha. "Eu tive minha filha e ainda estava casada com outro homem, ainda não estava separada, então tive que declarar minha filha como 'ilegítima'."

O filme é um dos quatro italianos que participam da competição no festival de Veneza, que se encerra em 12 de setembro.

Leia as últimas notícias do Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG