Humor raso marca "As Aventuras de Agamenon – O Repórter"

Comédia abusa de recurso visual datado e tenta fazer graça com piadas conhecidas

Guss de Lucca, iG São Paulo |

A coluna do repórter fictício Agamenon Mendes Pedreira, publicada no jornal O Globo há mais de 20 anos, começou com a proposta de confundir o leitor desavisado. Sem mencionar que se tratava de um espaço de humor, seus textos causavam estranheza àqueles que em suas linhas se aventuravam.

Divulgação
O humorista Hubert como o protagonista da comédia "As Aventuras de Agamenon – O Repórter"
Duas décadas mais tarde, o personagem criado pelos humoristas Hubert e Marcelo Madureira, integrantes do grupo Casseta & Planeta, ganha sua versão cinematográfica em "As Aventuras de Agamenon – O Repórter", um misto de documentário e cinebiografia do jornalista.

Assim como na coluna, o filme tenta fazer graça com acontecimentos que marcaram a história, colocando seu protagonista ao lado de personagens históricos, como Einstein e Hitler. Para isso, a produção abusa do recurso que rendeu o Oscar de efeitos especiais a "Forrest Gump: O Contador de Histórias" - em 1995.

Siga o iG Cultura no Twitter

Além das piadas visuais, o roteiro assinado pelos dois Cassetas faz uso de trocadilhos antiquíssimos (caso do nome do personagem de Marcelo Madureira, o "psicoproctologista" Dr. Jacintho Leite Aquino Rêgo) e de piadas previsíveis, como o terrorista Osama Bin Laden revelando que sua bebida preferida é o coquetel molotov.

Além da dupla, que interpreta Agamenon e seu proctologista, o filme conta com o comediante Marcelo Adnet (como o jovem repórter) e Luana Piovani (como sua mulher, a promíscua Isaura).

Apesar de diluído na estrutura do "Casseta & Planeta", Adnet encontra espaço para fazer as micagens que marcam seu programa na MTV. No filme, o comediante canta o vergonhoso "Funk dos Aliados" e abusa de caras e bocas.

Leia também: Dupla do "Casseta & Planeta" transporta colunista fictício para o cinema

Porto seguro para os que buscam piadas conhecidas, "As Aventuras de Agamenon – O Repórter" é mais do mesmo e pode agradar tanto aos espectadores de humorísticos como "Zorra Total" e "Casseta & Planeta" quanto ao público infanto-juvenil da MTV.

null

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG