Ganhador de Cannes, "Tio Boonmee" estreia no Brasil

Filme do cineasta tailandês sensação entra em cartaz no Rio e São Paulo

iG São Paulo |

Demorou, mas ele veio. Com quase um ano de atraso, e depois de sessões esgotadas no Festival do Rio e da Mostra de São Paulo, “Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas” estreia nesta sexta-feira (21) justamente nas salas de ambas cidades. Ganhador da Palma de Ouro em Cannes , o filme é o último trabalho do incensado diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, ou Joe, como ele gosta de ser chamado para facilitar as coisas.

Além de ter um vídeo exibido na Bienal de Arte de São Paulo, Joe foi homenageado recentemente na Mostra Indie com uma retrospectiva de sua obra, celebrada no circuito internacional de festivais. "Tio Boomee" une, mais uma vez, o real e o fantástico, característica sempre presente nos filmes do diretor. A história já dá indícios da liberdade criativa e narrativa de Joe – no filme, Boonmee resolve passar seus últimos dias ao lado da família; nessa jornada, reencontra a mulher, já morta, o filho metamorfoseado em uma espécie de macaco e relembra vidas passadas.

O colunista Ricardo Calil escreveu sobre a trajetória de Apichatpong e, na resenha do filme , definiu-o como "radicalmente original". Dê sua opinião sobre o filme no Cinemaki .

    Leia tudo sobre: tio boonmeeApichatpong Weerasethakulcannes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG