Fox confirma estreia recorde de "Rio" no Brasil

Animação será exibida em 1008 salas, em cópias dubladas, legendadas e 3D

iG São Paulo |

Não será difícil prever qual filme vai liderar as bilheterias no próximo final de semana. Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, "Rio" estreia em 1008 salas nesta sexta-feira (08), um recorde no país, como o iG já havia antecipado na semana passada .

A animação, distribuída pela 20th Century Fox Film, será exibida em 676 salas no formato 35mm e em 332 em digital 3D, totalizando 1008, o maior lançamento da história no Brasil. A distribuidora não confirmou o número final de cópias em película, mas não deve ultrapassar o total de "Saga Crepúsculo: Eclipse", 692, o maior até hoje. É da Fox, no entanto, a animação campeã de público no país – "A Era do Gelo 3", também dirigida por Saldanha, com 9,2 milhões de espectadores.

Na trama de "Rio", Blu é uma arara azul macho que é levada dos Estados Unidos ao Rio para acasalar com a última fêmea de sua espécie e acaba sequestrado por criminosos. Em seu primeiro trabalho de dublagem, o ator Jesse Eisenberg dubla o protagonista na versão original, ao lado de Anne Hathaway, Jamie Foxx, Rodrigo Santoro e Will.i.am, do grupo Black Eyed Peas, entre outros convidados, que vieram ao Brasil para a pre-estreia mundial . Santoro participa também do time nacional de dublagem.

A campanha publicitária do filme é superlativa também no merchandising. Os personagens vão ilustrar produtos diversos no mercado nacional e internacional, de cereais a bananas, em um total de 84 acordos e investimentos de US$ 74 milhões no mundo todo, só das empresas parceiras. A Fox não divulga o valor gasto em marketing, mas investiu, por exemplo, US$ 3 milhões apenas por um comercial de 30 segundos no intervalo do Superbowl, uma das atrações mais assistidas na TV norte-americana.

A prefeitura do Rio de Janeiro é um dos parceiros e patrocinou, inclusive, um carro alegórico temático da animação no último Carnaval carioca – o prefeito Eduardo Paes chegou a dizer que Blu, o protagonista, poderia virar um dos símbolos da cidade. Segundo cálculos da Riotur, a empresa municipal de turismo, as campanhas promocionais do filme vão alcançar cerca de duas bilhões de pessoas, numa tentativa de reforçar a imagem do Rio, sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

null

    Leia tudo sobre: rioanimaçãocarlos saldanhaestreiafoxrecorde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG