Filme sul-coreano ganha Estrela Ouro de Marrakech

"The Journals of Musan" saiu vitorioso da décima edição do festival de cinema

EFE |

Divulgação
Cena de "The Journals of Musan": filme sul-coreano venceu o Festival Internacional de Cinema de Marrakech
O filme sul-coreano "The Journals of Musan" saiu vitorioso da décima edição do Festival Internacional de Cinema de Marrakech e ganhou a Estrela de Ouro, o principal prêmio concedido no evento. O longa de Park Jungbum narra as penúrias de um norte-coreano que se vê obrigado a levar uma vida marginal na sociedade capitalista da Coreia do Sul, onde não consegue encontrar trabalho nem estabelecer laços com as pessoas que o rodeiam.

Além desse prêmio, que no ano passado foi para "Norteado", do mexicano Rigoberto Perezcano, o filme mexicano "Vaho", de Alejandro Gerber Bicecci, e o belga "Beyond the Steppes", de Vanja D'Alcantara, conseguiram o prêmio especial do júri.

O conselho foi presidido pelo ator e diretor americano John Malkovich e integrado, entre outros, pelo ator mexicano Gael García Bernal, o britânico Dominic Cooper e a atriz chinesa Maggie Cheung. O filme australiano "Animal Kingdom", de David Michôd, e o alemão "When We Leave", de Feo Aladag, fecharam a décima edição do festival marroquino, levando os prêmios concedidos à melhor interpretação.

Como novidade nesta edição, o evento convocou, em paralelo à competição oficial, um concurso de curtas-metragens destinado a alunos dos institutos e escolas de cinema de todo o país, vencido na segunda-feira passada pela jovem Mahassine El Hachadi, por "Apneé" (Apnéia).

Este ano foi feito um tributo ao cinema francês e foram homenageados os atores americanos James Caan e Harvey Keitel, além do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa e do marroquino Mohammed Abderrahmane Tazi.

A décima edição do festival foi inaugurada em 3 de dezembro e durante uma semana levou à cidade ares de Hollywood, com o desfile pelo tapete vermelho de intérpretes como Eva Mendes, Susan Sarandon e Keanu Reeves, unidos a boa parte das estrelas locais.

    Leia tudo sobre: cinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG