Filme sobre Revolução Francesa vai abrir Festival de Berlim 2012

Francês "Les Adieux a la Reine", com Diane Kruger, será exibido na sessão de gala do evento

iG São Paulo com agências |

Getty Images
Diane Kruger: papel de Maria Antonieta em "Les Adieux à la Reine"
O Festival de Berlim 2012 será aberto no próximo mês com a estreia mundial do drama de época francês "Les Adieux a la Reine", uma coprodução franco-espanhola. Dirigido por Benoit Jacquot, o drama é uma adaptação do romance homônimo de Chantal Thomas e retrata os primeiros dias da Revolução Francesa do ponto de vista dos criados que trabalhavam em Versalhes.

Siga o iG Cultura no Twitter

Diane Kruger interpreta a rainha Maria Antonieta e Lea Seydoux uma de suas damas durante o aumento da agitação na corte do rei Luís 16 (Xavier Beauvois, diretor de "Homens e Deuses").

Embora o festival, que acontece entre 9 e 19 de fevereiro, comece com uma première mundial, a ausência de grandes nomes de Hollywood no tapete vermelho pode diminuir o interesse da mídia. No ano passado, o evento começou com o aclamado "Bravura Indômita" , dos irmãos Coen, embora o filme já estivesse passando nos cinemas norte-americanos na época.

Neste ano, o maior expoente hollywoodiano até o momento é "Tão Longe e Tão Perto", de Stephen Daldry, com Tom Hanks e Sandra Bullock ( assista ao trailer ). Da China, vem "The Flowers of War" , maior bilheteria de 2011 no país, dirigido por Zhang Yimou, estrelado por Christian Bale. Ambos serão exibidos fora de competição.

Os organizadores do festival divulgaram apenas parte dos filmes selecionados para a mostra paralela Panorama. O brasileiro "Xingu", de Cao Hamburger, está entre os confirmados .

Em 14 de fevereiro, Meryl Streep , favorita para levar o Oscar de melhor atriz por sua interpretação da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em "A Dama de Ferro", estará em Berlim para receber um prêmio pelo conjunto de sua carreira. O festival exibirá alguns de seus filmes mais conhecidos, incluindo "Kramer vs Kramer", "A Escolha de Sofia" e "Entre Dois Amores".

Na mostra retrospectiva, o festival vai percorrer os cem anos de história do lendário estúdio Babelsberg e apresentará alguns de seus filmes mais importantes, como "O Anjo Azul", de Marlene Dietrich, e o recente "O Leitor", com Kate Winslet.

O júri do Festival de Berlim será presidido pelo diretor britânico Mike Leigh , e também contará com a atriz francesa Charlotte Gainsbourg e o cineasta francês François Ozon. Outro confirmado é o diretor iraniano Asghar Farhadi, vencedor do Urso de Ouro de 2011 com "A Separação" .

* com Reuters e EFE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG