Documentário "Bed Peace" está disponível até dia 21 de agosto no site oficial de Yoko Ono

John Lennon e Yoko Ono
- Reprodução
John Lennon e Yoko Ono
A artista plástica Yoko Ono colocou de forma gratuita na internet, no último sábado (13), a íntegra do documentário "Bed Peace", gravado em 1969 por ela e o cantor John Lennon. Disponível a princípio apenas até este domingo (14), o filme ficará online por uma semana, até dia 21 de agosto, no site oficial de Yoko ou no YouTube .

Siga o iG Cultura no Twitter

"Bed Peace" documenta a semana que Lennon e Yoko passaram em uma cama de hotel em Montreal, no Canadá, para protestar contra a Guerra do Vietnã. Entre 26 de maio e 2 de junho, eles realizaram o segundo "Bed-In", convidando a imprensa para entrevistas no quarto e gravando a canção "Give Peace a Chance". O primeiro "Bed-In" havia acontecido em Amsterdã, em março do mesmo ano, durante a lua de mel do casal.

Yoko Ono relembrou as motivações do filme em seu site oficial. "Em 1969, John e eu éramos ingênuos de pensar que o "Bed-In" pudesse mudar o mundo. Bem, pode até ter ajudado, mas na época não percebemos." Apesar de não ter noção do real impacto do filme, Yoko se mostrou feliz por ter registrado o evento. "O que dissemos à época poderia ser dito nos dias de hoje", escreveu.

A artista plástica espera que a exibição online do filme sirva de inspiração para os jovens atuais. "Algumas das coisas que dissemos no filme podem encorajar os ativistas de hoje", disse. "Vamos lembrar: a guerra acaba se quisermos. Depende apenas de nós, mais ninguém. John diria isso ainda hoje."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.